Horário de funcionamento
Seg-Sex: 7:00 - 17:00
08/02/2023

Dor no fígado: confira os sintomas da esteatose hepática

Saúde
3 min de leitura

Já ouviu falar em gordura no fígado ou fígado gordo? Então, a Esteatose Hepática é esse excesso de gordura no fígado que pode ser causado por inúmeros motivos. Desde obesidade, colesterol alto até mesmo por fatores genéticos. 

Vamos te ajudar a entender melhor essa doença, seus principais sintomas e o que fazer para prevenir e caso esses sintomas sejam identificados. 

Geralmente essa doença se inicia quando o nível de gordura ultrapassa 10% o que gera uma quantidade considerável de inflamação nas células hepáticas.

Primeiramente, é importante lembrar que a Esteatose Hepática tem diferentes classificações conforme o grau em que ela se encontra, indo do mais leve ao mais grave. 

LEVE (GRAU 1): Leve acúmulo de gordura que corresponde a cerca de 30% de comprometimento das células do fígado.

MODERADA (GRAU 2): Um acúmulo moderado de gordura que corresponde até 60% de comprometimento das células do fígado.

GRAVE (GRAU 3): Acúmulo grande de gordura comprometendo mais de 60% das células do fígado.

QUAIS OS PRINCIPAIS SINTOMAS?

Agora que você entendeu qual a classificação e causa da Esteatose Hepática vamos te explicar quais os principais sintomas causados por lá. São eles:

  • Perda de apetite;
  • Cansaço excessivo;
  • Dor abdominal, especialmente na região superior direita;
  • Dor de cabeça constante;
  • Inchaço da barriga;
  • Coceira na pele;
  • Pele e olhos amarelados;
  • Fezes esbranquiçadas.

 

Esses sintomas são geralmente percebidos apenas com o avanço da doença, pois nos estágios iniciais eles normalmente não são identificados. Por isso o diagnóstico na maioria das vezes acontece durante exames de rotina. 

O QUE FAZER? 

É sempre imprescindível procurar um clínico geral ou hepatologista assim que identificar algum desses sinais e sintomas da Esteatose Hepática. Dessa forma será indicado os exames laboratoriais e de imagem necessários para confirmar o diagnóstico e identificar as causas.

Assim o médico poderá indicar o medicamento na dosagem correta, conforme o resultado dos exames realizados. Além disso, pode ser realizada uma palpação do abdômen e realização de ultrassonografia ou tomografia, ou ressonância magnética do abdome, que permite identificar alterações no órgão e, assim, avaliar a progressão da doença.

 

QUAL O TRATAMENTO MAIS INDICADO?

O hepatologista ou clínico geral são responsáveis por indicar o tratamento ideal para Esteatose Hepática, segundo os sintomas apresentados pela gordura no fígado. Também é imprescindível que o paciente deixe de beber bebidas alcoólicas, pratique atividade física de forma regular, mantenha os níveis de colesterol controlados e tenha uma alimentação saudável e equilibrada, sob orientação de um nutricionista. 

Quando o tratamento da esteatose hepática não é realizado de forma adequada e a pessoa mantém a causa da doença, o excesso de gordura no fígado pode aumentar e provocar lesões graves nas células hepáticas, resultando em cirrose. 

CONCLUSÃO

Agora que você já está por dentro de todas as informações sobre essa doença, é importante prevenir, ao sinal de qualquer sintoma procure o médico e sempre fazer os exames de rotina. Conte com o Xantcler para te auxiliar na sua digestão, como também no metabolismo de carboidratos, proteínas e gorduras e todos os produtos Lapon para te ajudar na sua saúde e bem-estar. 

Visite também a nossa outra seção do blog, que contém dicas práticas e conteúdo útil para gestão de farmácias e distribuidoras de medicamentos.

IR PARA MINHA FARMÁCIA