Horário de funcionamento
Seg-Sex: 7:00 - 17:00
14/03/2022

Benefícios do Magnésio: Um Guia Completo sobre Cloreto de Magnésio e Magnésio Dimalato

Saúde
9 min de leitura

Atualmente, e de forma crescente, o debate sobre a importância do consumo vem ganhando espaço dentro dos mundos da medicina e nutrição. De fato, muito se fala sobre os benefícios do magnésio em nosso corpo, mas apesar de ser clara a importância da suplementação deste mineral, existem muitas dúvidas acerca do tema. 

Neste post, trouxemos informações sobre a importância do magnésio, quais são os riscos associados à sua carência, e como escolher entre as diversas fontes de magnésio, como Cloreto de Magnésio ou Magnésio Dimalato.

O que é cloreto de magnésio, e o que é magnésio dimalato?

Antes de criarmos uma diferenciação entre o cloreto de magnésio e o magnésio dimalato, é importante entender o que é o magnésio. Trata-se de um mineral que existe nas células, e que desempenha um papel importante no funcionamento das mesmas. O magnésio é o 4º mineral mais importante em nosso organismo, atrás apenas de sódio, potássio e cálcio.

Estudos sugerem que o magnésio participa de centenas de reações essenciais no corpo humano, especialmente relacionadas ao funcionamento muscular e nervoso, produção de energia, fortalecimento da estrutura óssea e regulação da pressão arterial, devido sua atuação no funcionamento muscular e neuromuscular.

Apesar de sua importância, o magnésio não é produzido de forma endógena, ou seja, não é produzido por nosso próprio corpo. Ele entra no corpo por meio dos alimentos.

Para atingir a quantidade diária ideal, é necessário ter uma alimentação muito equilibrada e rica em certos tipos de alimento ou especiarias específicas. No Brasil não há uma grande produção e consumo dos principais alimentos fonte de magnésio, e grande parte da população não consegue consumir os níveis diários adequados em sua dieta.

O Cloreto de Magnésio e o Magnésio Dimalato são suplementos alimentares desenvolvidos especificamente para suprir essa carência. Ambos são excelente opções para a suplementação de magnésio, e diferenciam-se entre si pelas fontes de magnésio.

Esses suplementos podem ajudar a suprir a deficiência de magnésio de um organismo, onde ele vai melhorar a saúde e a função fisiológica.
Pela atuação do magnésio em nosso organismo, e tendo em vista os riscos associados à sua carência, muitos profissionais de saúde sugerem o consumo do Cloreto de Magnésio ou Magnésio Dimalato não apenas como prevenção de comorbidades, mas também como tratamento.

 

Afinal, devo escolher o Cloreto de Magnésio ou o Magnésio Dimalato?

Essa é a principal dúvida nos consumidores de suplementos de magnésio, e sua resposta é extremamente direta: depende de seu objetivo e situação.

Os sais de magnésio, particularmente o Cloreto de Magnésio, são eficazes na correção rápida de deficiências de magnésio, devido à sua solubilidade em água. Tal solubilidade garante uma alta absorção do magnésio pelo intestino, favorecendo uma rápida e alta biodisponibilidade de magnésio em nossa corrente sanguínea.
Devido esse efeito, o Cloreto de Magnésio é a opção indicada para quem busca resultados rápidos, já que garante benefícios em um curto período de tempo.

No entanto, é importante ressaltar que apesar de ser uma excelente opção, alguns pacientes podem apresentar problemas gástricos leves. Isso acontece devido ao poder laxativo do Cloreto de Magnésio, o que é indesejável para alguns pacientes.

Já o Magnésio Dimalato é uma fonte de magnésio mais indicada para quem busca uma nutrição rica de mais longo prazo. Isso acontece porque sua fonte é quelada (orgânica), que garante maior biodisponibilidade (absorção) ao longo do tempo. Além disso, o Magnésio Dimalato trás em sua composição o ácido málico, que é um composto orgânico chave para a produção de energia em nosso corpo.

Por essas características, o Magnésio Dimalato é a opção ideal para quem busca uma maior absorção no tratamento continuado, ou para quem busca benefícios relacionados ao aumento de energia.

Diferentemente do Cloreto de Magnésio, o Magnésio Dimalato não apresenta forte efeito laxativo, o que pode ser fundamental para alguns usuários.

 

Cloreto de Magnésio PA e Magnésio Dimalato produzidos pela Lapon Farmacêutica
Imagem 1: Cloreto de Magnésio PA e Magnésio Dimalato Lapon Farmacêutica
Confira agora os 7 benefícios do Cloreto de Magnésio e do Magnésio Dimalato

Essa suplementação ajuda a prevenir uma série de problemas e auxilia na melhora de diversas situações. Confira abaixo 7 benefícios:

1 – Aumento de energia:
Ele ajuda a converter alguns nutrientes dos alimentos em energia, e ainda facilita o metabolismo energético.

Este benefício se relaciona diretamente com praticantes de atividades físicas regulares, pois está associado a processos como a produção de energia, contração muscular, hipertrofia e recuperação muscular após treinos.

 

 

2 – Evita problemas de contração e relaxamento muscular:

Auxilia na parte da contração e relaxamento dos músculos.

O magnésio participa da regulação da contração muscular pelo seu efeito direto no filamento pesado (miosina), na proteína regulatória (troponina), nas ATPases, no retículo sarcoplasmático e em outros pontos de armazenamento de cálcio.

3 – Fortalecimento dos ossos:

O magnésio auxilia os ossos a absorver o cálcio, por isso é importante que esteja combinado a esse mineral.

Ele ajuda na prevenção à osteoporose e ainda é mais indicado para mulheres no período da menopausa.

 

4 – Melhora da Saúde Cardiovascular:

O cloreto de magnésio garante níveis normais nos batimentos cardíacos. O magnésio possui ação vasodilatadora, e por isso ele é um importante aliado na manutenção da saúde cardiovascular. Essa característica contribui na regulação da pressão arterial, reduzindo as chances de desenvolvimento de doenças do coração e de AVCs (acidentes vasculares cerebrais).
Ainda devido à sua relevante influência sobre a musculatura cardíaca, o Magnésio é considerado de suma importância na prevenção de espasmos da artéria coronariana, que são causa principal dos ataques cardíacos.

Alguns pesquisadores sugerem que o mineral possui benefícios na prevenção de doenças cardíacas em longo prazo. Pacientes com doenças cardíacas podem ter baixo nível de magnésio em seu nível sanguíneo.

 

5 – Regula o sistema nervoso:

O cloreto de magnésio ajuda a regular os neurotransmissores, que enviam mensagens por todo o cérebro e sistema nervoso.

Há novos indícios de que, quando consumido na quantidade ideal, o magnésio pode auxiliar no aprendizado e memória.

 

6 – Melhora os sintomas da TPM:

Por desempenhar papel na produção da serotonina (conhecido como “hormônio da felicidade”), o magnésio é um aliado fundamental para a manutenção do humor. Baixos níveis deste mineral estão associados à diminuição da produção da serotonina, e por isso podem estar associados ao aumento de risco de doenças como ansiedade e depressão.

Além disso, o magnésio presente no Cloreto de Magnésio e Magnésio Dimalato ajudam a reduzir a inflamação e o estresse oxidativo, podendo aliviar alguns sintomas da tensão pré-menstrual como inchaço, dor de cabeça, aumento de peso, sensibilidade dos seios e cólicas.

 

7 – Melhora do sono:

Ele ajuda a aumentar a qualidade do sono, devido seu papel na síntese de neurotransmissores como a serotonina, que causa maior sensação de relaxamento, combatendo o estresse, bem como sintomas da ansiedade e da depressão.

Além da serotonina, o magnésio também contribui para a produção da melatonina, hormônio responsável pelos ciclos do sono. Por isso, a dosagem correta também pode auxiliar quem sofre com problemas de insônia.

O que a deficiência de magnésio pode causar?

A deficiência de magnésio está relacionada a diversos problemas de saúde ocasionados pelo mau funcionamento de funções vitais.
O desgaste de ossos e articulações é uma notável consequência da carência deste nutriente. Isso acontece porque esse mineral auxilia na absorção do cálcio nos ossos, que fragilizam-se com o tempo. 

A deficiência de magnésio também pode se relacionar a doenças vasculares, convulsões e problemas no sistema nervoso central.
Há também indícios de que a falta de concentrações adequadas de magnésio em nosso corpo pode se relacionar com a fibromialgia, síndrome que provoca fortes dores no corpo, músculos e articulações.

Por participar da síntese de serotonina, é possível também relacionar a falta de magnésio com síndromes relacionadas à baixa produção desse hormônio, como ansiedade, estresse e depressão.

Como identificar se meu nível de magnésio está baixo?
A falta de magnésio no seu organismo pode acarretar em diversos problemas no funcionamento do corpo.

É muito importante estar atento aos seus hábitos alimentares. Dietas pobres em verduras, legumes e oleaginosas, estão diretamente ligadas à carência desse nutriente.

Alguns sintomas da falta de magnésio no organismo são:
-> fadiga
-> insônia
-> constipação
-> dores de cabeça e enxaqueca
-> espasmos e cãibras
-> pressão alta
-> resistência à insulina
-> arritmia cardíaca

 

Como identificar carência de Magnésio?
Por fim

Agora que você já sabe quais são os benefícios do magnésio para a saúde, é importante que você busque se consultar com um profissional da área para saber como estão suas taxas de modo geral e o nível de presença desse mineral no organismo.

Se você tem dores de cabeça e sensação de fraqueza com frequência, isso pode estar associado à insuficiência deste mineral.

Assim como a carência, o excesso de qualquer nutriente em seu organismo também pode provocar efeitos adversos. Por isso, é fundamental não exceder a indicação de consumo de suplementos.

 

Onde encontrar os melhores suplementos de magnésio?

Aqui na Lapon Farmacêutica nós possuímos a linha mais completa de suplementos de magnésio do Brasil. 

Temos disponíveis os produtos Cloreto de Magnésio PA em cápsulas e em comprimidos, além do Magnésio Dimalato. Todos produzidos com alto rigor técnico e com a qualidade Lapon que você já conhece.

Acesse nossa loja virtual em www.lapon.com.br ou acesse o link direto de nossos produtos:

Cloreto de Magnésio P.A.

Magnésio Dimalato

Visite também a nossa outra seção do blog, que contém dicas práticas e conteúdo útil para gestão de farmácias e distribuidoras de medicamentos.

IR PARA MINHA FARMÁCIA