Horário de funcionamento
Seg-Sex: 7:00 - 17:00
dor no estômago
23/08/2021

6 principais causas de dor no estômago e o que fazer

Saúde
6 min de leitura

A dor de ‘barriga’ ou dor no estômago é o nome popular dado à dor epigástrica ou epigastralgia. Essa dor surge na parte superior do abdômen, local que fica no início do estômago.

 

De modo geral, esta dor que aparece não é grave ou preocupante, e pode apontar possíveis problemas no estômago, esôfago ou no intestino, como gastrite, refluxo ou má digestão. Às vezes estas dores acompanham sintomas como enjoo, azia, gases em excesso, vômito ou diarreia.

 

Fique atento quando essas dores aparecerem, até porque em alguns casos podem indicar problemas mais graves no seu sistema digestivo.

 

Em casos mais específicos e raros, essas dores podem indicar problemas como inflamação na vesícula, pancreatite ou até um infarto do miocárdio, portanto, fique sempre atento ao tempo que duram essas dores como também na intensidade.

 

Como falamos anteriormente, apesar de existirem diversas causas para a dor de estômago, as principais são:

 

1. Gastrite

 

A gastrite é uma das causas mais comuns de dor de estômago e também é mais frequentemente acompanhada por gases, como arrotos e flatulência, mal-estar geral, azia e desconforto abdominal. 

 

É importante reconhecer os sintomas da gastrite. A dor de estômago causada por gastrite geralmente está relacionada à presença do Helicobacter pylori (H. pylori) no estômago, pois este microrganismo dificulta a digestão, o que faz com que os alimentos fiquem mais tempo no estômago causando os sintomas.

 

O que fazer: 

 

No caso de aparição de sintomas relacionados a gastrite é indicado consultar um gastroenterologista ou clínico geral para que sejam feitos exames que confirmem a patologia e, assim, possa ser indicado o uso de alguns remédios que promovem a diminuição da produção de ácido, aliviando os sintomas, como o Omeprazol e o Esomeprazol, por exemplo.

 

2. Refluxo

 

O refluxo também é uma condição comum que causa dor de estômago e também há uma sensação de queimação e peso no estômago, soluços e tosse seca após as refeições. Os sintomas de refluxo geralmente aparecem alguns minutos após uma refeição. Isso ocorre devido ao refluxo do conteúdo do estômago do esôfago para a boca, o que também pode tornar a boca mais amarga. 

 

O que fazer: 

 

Nessa situação, é indicado buscar a orientação de um gastroenterologista que avaliará os sintomas e apontará os medicamentos mais adequados para o alívio dos sintomas: omeprazol e ranitidina. Além disso, também ocorrem mudanças na dieta alimentar. 

 

Coma menos gordura, bebidas alcoólicas e alimentos industrializados. Recomenda-se também comer pelo menos 3 horas antes de ir para a cama para evitar o refluxo do conteúdo do estômago para a boca.

 

3. Gastroenterite

 

A gastroenterite corresponde à inflamação dos intestinos e estômago causada principalmente por microrganismos, por exemplo, pode causar dores de estômago, diarreia, mal-estar geral e dor de cabeça. 

 

O que fazer: 

 

Beber bastante líquido como água, chá e soro caseiro é uma boa opção, pois isso mantém o corpo hidratado e evita a desidratação, uma das complicações mais comuns da desidratação e da gastroenterite. Porém, se ainda tem febre, calafrios ou vômitos frequentes, é recomendável ir ao pronto-socorro mais próximo para iniciar o tratamento mais adequado para evitar complicações.

 

Nunca deixe pra lá caso os sintomas piorem.

 

4. Úlcera no estômago

 

A úlcera no estômago é muito perigosa. Ela pode ser formada devido à presença da bactéria H. pylori nesse órgão ou ser consequência da alimentação rica em gordura, produtos industrializados e alimentos ácidos. Deste modo, como consequência da formação dessa úlcera é comum que surjam alguns sintomas como dor no estômago, náuseas, vômitos e desconforto abdominal. 

 

O que fazer: 

 

Após os exames, caso seja comprovada a presença de úlcera no estômago, é recomendado usar os remédios específicos como os antiácidos, de acordo com a recomendação do médico, pois assim é possível diminuir e até evitar que a acidez do estômago prejudique ainda mais a mucosa do estômago, além de também poder ser recomendado em alguns casos o uso de medicamentos analgésicos para controlar a dor.  Tenha muito cuidado com esses tipos de problemas de acidez forte no estômago.

 

5. Remédios anti-inflamatórios

 

O uso contínuo de alguns antiinflamatórios, como o ibuprofeno, pode ter os efeitos colaterais da dor de estômago, pois esses medicamentos podem prejudicar a proteção do estômago e tornar suas paredes mais suscetíveis ao ácido gástrico. 

 

O que fazer: 

 

Para evitar dores de estômago, você pode tomar inibidores da produção de ácido ou antiácidos para reduzir a dor e o desconforto. Esses remédios devem ser tomados com o estômago vazio para obter os melhores resultados. Além disso, os antiinflamatórios não devem ser tomados com o estômago vazio. É mais apropriado tomá-los após as refeições ou comer frutas ou iogurte.

 

6. Câncer de estômago

 

O câncer gástrico é uma doença causada mais comumente por úlceras gástricas. Pode causar dor de estômago persistente, perda de peso inexplicada, vômitos e sangue nas fezes e perda de apetite. 

 

O que fazer: 

 

Caso esses tipos de sintomas apareçam, você deve consultar um gastro o mais rápido possível para confirmar o diagnóstico, determinar a gravidade e iniciar o tratamento mais adequado, que em alguns casos inclui a remoção cirúrgica de parte do estômago e quimioterapia e / ou radioterapia. 

 

O que fazer para aliviar a dor de estômago?

 

O que se pode fazer para aliviar a dor de estômago é: 

 

-> Afrouxar as roupas e repousar sentado ou recostado num ambiente tranquilo

 

-> Comer uma pêra ou uma maçã cozida

 

-> Colocar uma bolsa de água morna na região do estômago para aliviar a dor

 

-> Beber pequenos goles de água fria, para hidratar e facilitar a digestão

 

Lembramos que essas são pequenas ações que ajudam a aliviar, e não como tratamento das dores.

 

Por fim

 

Não deixe de ficar atento aos sinais dos problemas relacionados ao estômago. 

 

Fazer exames regularmente, se alimentar de forma saudável e praticar atividades físicas regularmente, são algumas ações simples que podem ajudar bastante em relação a maioria desses problemas.

 

Se cuide!!

 

Visite também a nossa outra seção do blog, que contém dicas práticas e conteúdo útil para gestão de farmácias e distribuidoras de medicamentos.

IR PARA MINHA FARMÁCIA