Horário de funcionamento
Seg-Sex: 7:00 - 17:00
Área do Farmacêutico Área do Distribuidor
0
  • Home
  • Lapon
    • Sobre a Lapon
    • Nossa Trajetória
    • 30 anos
  • Nossos Produtos
  • Nossas Linhas
    • Linha Vida
    • Linha Saúde
    • Linha Hospitalar
    • Linha Personalité
  • Blog
  • Contato
    • Fale conosco
    • Trabalhe conosco
    • SAC Farmacovigilância
    • SAC Nutrivigilância
    • Conheça nossa fábrica
  • Restricted content
  • Restricted content
0
  • Home
  • Lapon
    • Sobre a Lapon
    • Nossa Trajetória
    • 30 anos
  • Nossos Produtos
  • Nossas Linhas
    • Linha Vida
    • Linha Saúde
    • Linha Hospitalar
    • Linha Personalité
  • Blog
  • Contato
    • Fale conosco
    • Trabalhe conosco
    • SAC Farmacovigilância
    • SAC Nutrivigilância
    • Conheça nossa fábrica
  • Restricted content
  • Restricted content

BLOG

Blog Saiba como contratar o atendente ideal para sua drogaria
Atendente de farmácia
22/07/2021

Saiba como contratar o atendente ideal para sua drogaria

Minha Farmácia
6 min de leitura

O número de buscas por um atendente/balconista de farmácia aumenta a cada ano, o que reflete o crescimento do mercado farmacêutico. De acordo com os últimos dados divulgados pela Comissão Federal de Farmácia (CFF), o Brasil tinha cerca de 89 mil farmácias e farmácias até o final de 2019.

 

Ao mesmo tempo, de acordo com a projeção do Sindicato da Indústria de Produtos Farmacêuticos (SINDUSFARMA), o crescimento do mercado farmacêutico em 2021 ultrapassará os 8%.

 

Diante desse cenário, espera-se que o mercado farmacêutico contrate mais atendentes para as drogarias neste ano. Porém, precisa ter muito cuidado com o que você vai contratar para seu estabelecimento.

 

Os principais temas abordados serão:

 

  • Atuação do atendente de farmácia
  • Diferença entre ele e o farmacêutico
  • Salário, habilidades e responsabilidades do atendente de farmácia

 

A diferença entre o atendente de farmácia e o farmacêutico

 

As responsabilidades de um balconista de farmácia (também chamado de vendedor ou assistente de farmácia) são diferentes das de um farmacêutico.

 

Embora os dois trabalhem diretamente com o público, suas atribuições de trabalho e o treinamento específico necessário são bastante diferentes. 

 

O nível de formação exigido para o cargo de farmacêutico é relativamente alto (Bacharelado em Farmácia), enquanto o atendente de farmácia só pode ter o ensino médio completo.

 

No entanto, alguns cursos de treinamento para atendentes de farmácias podem ser requisitados para a contratação.

 

É importante lembrar que esses cursos são classificados como cursos gratuitos e não técnicos. Portanto, a empresa contratante que pode exigir ou não a necessidade do candidato possuir algum desses cursos.

 

Entre as principais atribuições de um farmacêutico estão:

 

  • Planejamento e elaboração de compras e controle do estoque
  • Segmentação de medicamentos e suplementos
  • Manipulação de fórmulas magistrais e oficiais
  • Elaboração, implantação e supervisão de: 
  • Manual de Boas Práticas de Dispensação; 
  • Procedimentos Operacionais Padrão (POPs); 
  • Plano de Gerenciamento de Resíduos de Serviços de Saúde (PGRSS);
  • Treinamento e capacitação dos funcionários
  • Administração de medicamentos
  • Prescrição farmacêutica
  • Farmacovigilância

 

Todas essas funções de um farmacêutico não podem ser desempenhadas por um atendente de farmácia. Isso porque são atribuições técnico-científicas e aplicam-se apenas aos profissionais oficialmente registrados nas três instituições a seguir:

 

  • Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA)
  • Vigilância Sanitária Municipal
  • Conselho Regional de Farmácia (CRF)

 

As atribuições do atendente de farmácia dependem mais das atividades necessárias para prestar um atendimento preciso e adequado ao público.

 

Alguns erros que não podem acontecer no processo de contratação desse profissional

 

O papel do recrutador é entender as motivações e expectativas do candidato, bem como suas habilidades técnicas e comportamentais. Dessa forma, você pode entender as necessidades da vaga e ser consistente com as opções recebidas. 

 

Após anunciar a vaga e receber um grande número de currículos, o gestor precisa encontrar um candidato com perfil pessoal condizente com os valores da empresa. Dessa forma, é possível alinhar as expectativas dos futuros funcionários com os serviços prestados pela farmácia.

 

Para auxiliar os gestores nessa tarefa difícil, preparamos algumas dicas sobre os principais erros ao contratar um colaborador. Confira:

 

  • Divulgar poucas informações sobre a vaga

 

Para evitar erros na contratação desses colaboradores novos, o ideal é usar o máximo de informações possível nas descrições de cargo e requisitos para promover as vagas de emprego. Isso ajuda a orientar os profissionais a se candidatarem ao cargo.

 

  • Não manter contato visual e empatia na entrevista

 

Na entrevista, o recrutador deve ter uma atitude que demonstre interesse e simpatia pelo candidato. Se a postura do recrutador for desinteressada e indiferente, vai dificultar o interesse e entendimento do profissional junto a farmácia.

 

  • Basear a contratação apenas no currículo

 

Um dos principais erros na contratação de novos colaboradores, é contratar apenas com base nas informações do currículo. Embora alguns candidatos tenham bons níveis de treinamento e experiência, é necessário entender a postura e o comportamento do candidato. Os gestores só podem encontrar mais informações e entender melhor o candidato em entrevistas pessoais.

 

  • Planejar o ambiente de trabalho

 

A contratação de funcionário para uma drogaria exige planejamento. Outros colaboradores precisam estar atentos à chegada de novos integrantes à equipe para se integrarem da melhor forma. Além disso, todos os equipamentos e materiais necessários para o trabalho devem estar organizados e à disposição antes do novo integrante iniciar suas atividades.

 

Atendente de farmácia, o que faz? Qual é sua principal função?

 

Assim como o farmacêutico, o garçom ocupa um dos cargos mais importantes desta instituição. Suas responsabilidades incluem:

 

  • Leitura e interpretação de prescrição e receitas médicas e odontológicas 
  • Atendimento aos clientes em todo o ambiente da farmácia
  • Esclarecimento de dúvidas a respeitos de medicações, doses e horários
  • Reposição de medicamentos e demais produtos tanto no estoque como nas gôndolas
  • Verificação de datas de validade e preços de medicamentos
  • Controle de estoque no sistema; 
  • Abertura, controle e fechamento de caixa
  • Alimentação no sistema com o preenchimento de dados para a venda de medicamentos controlados

 

O atendente da farmácia é responsável por quase todas as tarefas diárias de atendimento ao cliente dentro do estabelecimento. Portanto, é muito importante encontrar profissionais treinados e capacitados para esta função.

 

Se gostou do nosso conteúdo, compartilhe com seus amigos!

POSTAGENS RELACIONADOS

21/05/2024

Magnésio Dimalato: Benefícios e Para Que Serve

Saúde
29/02/2024

Constipação: guia definitivo para lidar com a prisão de ventre

Saúde
12/12/2023

Muda Recicla: Conheça um dos nossos parceiros

Iniciativas Lapon

PRODUTOS RELACIONADOS

Visite também a nossa outra seção do blog, que contém dicas práticas e conteúdo útil para gestão de farmácias e distribuidoras de medicamentos.

IR PARA MINHA FARMÁCIA
LAPON Indústria Farmacêutica Ltda.
CNPJ: 35.356.799/0001-38 | CNPJ E-commerce: 11.985.586/0001-07
INDÚSTRIA BRASILEIRA –
Farmacêutico Responsável:
Dr. Jeckson Luiz da Silva - CRF/PE: 07684
(81) 3628-8950
SAC: 0800 970 3039
R. Vigário Joaquim Pinto, 163.
Limoeiro, PE. CEP: 55700-000

Aceitamos:

Home Linha Médica Nossa Trajetória Linha Personalité Mais Saúde Linha vida 30 Anos Linha saúde Contato Comercial Compre Online Trabalhe Conosco SAC Farmacovigilância Conheça Nossa Fábrica SAC Nutrivigilância Política de Entrega Política Comercial Política de Privacidade
© 2024 Todos os direitos reservados.
adroll_adv_id = "J5W2YVUUZNABHJFD57TCX4"; adroll_pix_id = "CQFAJKPVRJAJPJG7DWBENM"; adroll_version = "2.0"; adroll_current_page = "other"; adroll_currency = "BRL"; adroll_language = "pt_BR";