Você sabia que é possível aumentar o faturamento da sua farmácia através do modo como os produtos estão dispostos?
É possível afirmar como um layout de farmácia bem estruturado pode aumentar o tíquete médio e a receita do estabelecimento. A propósito, se o layout do caixa da sua farmácia também for planejado, mesmo as compras por impulso irão aumentar.
Portanto, hoje selecionamos 10 dicas que podem ajudá-lo a entender como fazer o descarte correto do produto na farmácia. Acompanhe para ler e entender como as exposições de produtos podem aumentar ou diminuir o espaço disponível em seu ponto de venda.
Isso é possível? É fácil? É possível aumentar o faturamento?
Logo abaixo, você vai conferir nossas dicas de como montar uma melhor exposição/disposição de produtos para aumentar o ticket médio e o faturamento do seu negócio. Vamos começar por aquela dica que modifica na estrutura física da sua farmácia ou drogaria:
O layout da farmácia é muito importante quando se considera os modelos de drogarias disponíveis e quais modelos queremos usar em nosso negócio.
Toda a estruturação, cores, modo como os produtos vão ser distribuídos, podem fazer a diferença para o cliente.
A questão aqui é que nenhum layout ou modelo de farmácia se adapta a todas as outras. Tudo depende do tipo e modelo de serviço que você oferece aos seus clientes. Porém, ao mesmo tempo, podemos dizer que existe um layout que pode ser adaptado a qualquer ponto de negócio farmacêutico.
Se você é um novato no setor, você pode pensar: Mas a maneira como meus clientes se movimentam em minha farmácia mudará minhas vendas? Pode mudar sim! E para melhor.
Com uma disposição bem feita, você de certa forma vai ‘conduzir’ o caminho que ele vai fazer, onde vai encontrar produtos de forma fácil e bem dividido entre os setores.
O caminho que eles precisam percorrer em sua drogaria pode aumentar as vendas que são por impulso, aumentar as vendas de produtos de conveniência e até mesmo de medicamentos de venda livre (MIP ou OTC).
Móveis mal conservados, gastos, sujos ou empoeirados não deixarão uma boa impressão nos clientes. O descarte de produtos em farmácias não está relacionado apenas à forma como eles são expostos, mas também às condições em que são expostos.
O seu estabelecimento precisa se apresentar limpo e organizado para que seus clientes possam se sentir bem. Desta forma, ele vai poder navegar entre os corredores de forma mais tranquila e se sentir mais confortável para escolher os produtos.
Portanto, é muito importante saber e verificar como estão suas gôndolas e mobiliário em geral. Avalie se eles têm um bom relacionamento com o seu modelo de farmácia.
Se o seu estabelecimento é moderno, os móveis de metal são a melhor escolha? Nem sempre é possível abrir uma nova farmácia ou drogaria com móveis de primeira linha do mercado, porém, é possível escolher alguns que se adequem melhor com a postura do seu negócio.
No entanto, quando seu negócio se tornar lucrativo e tiver fluxo de caixa positivo, vale a pena discutir com sua financeira quais melhorias podem ser feitas para atrair mais clientes para sua instituição.
A setorização apropriada da sua drogaria faz parte do modelo eficaz de circulação de clientes.
Você pode setorizá-la em:
Dividimos “checkout” e “caixas” porque, dependendo da organização da sua drogaria, é possível organizar um checkout que induza a compra por impulso para aumentar o seu lucro.
Momento de complementar a dica anterior.
Imagina você entrar em uma loja e ficar rodando entre os corredores e não conseguir encontrar o produto. Isso é o que pode acontecer com seu cliente se o seu estabelecimento não estiver bem organizado e sinalizado.
Utilizar placas de sinalização vai ajudar e facilitar a vida do cliente dentro da farmácia, como também pode melhorar muito a experiência dele no local. Não precisa sair sinalizado tudo e sem estratégia. Procure sinalizar os setores da forma correta e os itens mais procurados para conseguir aumentar a sua receita.
No setor de cosméticos e derivados da sua drogaria, por exemplo, é possível utilizar placas para sinalizar onde ficam os protetores solares e os absorventes, por exemplo. Já no setor de MIP ou OTC, podem ser colocadas placas que sinalizam onde estão os medicamentos para dores ou gripes e resfriados. Não precisa sair colocando placas em todos os lugares, mas sim sinalizar os produtos mais buscados e, talvez, as áreas de itens em promoção.
A parte das gôndolas que ficam nas esquinas ou pontas são ótimos lugares para colocar aqueles produtos que estão com prazo de validade curto ou que estejam em promoção. Esses produtos vão precisar de uma maior divulgação e visibilidade para sair mais rápido.
Se você tem produtos de perfumaria e cosméticos que estão travados no estoque, as pontas de gôndola podem ser uma ótima opção para aumentar a rotação deles.
É importante lembrar que as pontas de gôndola não são os melhores lugares para todo tipo de produto. No caso daqueles produtos que você precisa obrigatoriamente vender, as pontas não seriam a melhor opção.
Quando se tem produtos que estejam parados ou próximos da validade, uma boa opção pode ser colocá-los em destaque no checkout ou no caixa. Desta forma, os atendentes e balconistas de seu estabelecimento podem oferecer e até induzir essa compra aos seus consumidores.
Se os produtos da farmácia forem classificados e setorizados, os clientes podem encontrar mais facilmente o que desejam e acabar comprando também outros itens de que nem precisam.
Veja este exemplo: Em uma gôndola MIP / OTC, você pode exibir todos os medicamentos de venda livre para dores de cabeça, dores no corpo, gripes, resfriados, etc.
Todas essas doenças têm sintomas comuns e seus medicamentos podem / devem ser combinados.
Nesses casos, quando um cliente está procurando um remédio para dor de cabeça (neste caso, MIP), ele pode já ter comprado um MIP para resfriado. Se um dos sintomas de um resfriado é que ele já está com dor de cabeça, é muito mais provável que ele evite resfriados futuros comprando outro PIM se eles estiverem perto do corredor.
Em diversas farmácias, os balconistas não entendem da melhor forma como se deve organizar as gôndolas da farmácia de forma que possa expor seus produtos da melhor forma, e consequentemente vender mais.
Existem alguns produtos que são mais vendidos em determinados períodos, como os protetores solares no verão ou MIPs de dor e gripe no inverno. Como eles deveriam estar expostos?
Se você pensou que o melhor seria de uma forma mais exposta, acertou. Esses produtos têm que ser expostos pensando em como melhorar/facilitar a experiência dos seus clientes.
Se for um item que já é muitíssimo procurado, a estratégia pode ser diferente. Neste caso, pode compensar fazer o cliente passar por toda a seção até encontrá-lo. Isso porque, durante esse trajeto, ele pode conhecer outros produtos e acabar pegando para suprir uma necessidade que não tinha em mente naquele momento.
Lembramos que o importante nesta situação não é de dificultar a experiência do seu cliente. Sinalizar os produtos que possuem mais saída é importante, porém, é interessante que sempre reponha outros produtos correlatos no caminho para tentar aumentar o ticket da compra. Essa dica pode ser aplicada em qualquer setor do seu estabelecimento.
Na seção infantil, por exemplo, o item mais buscado é a fralda descartável. Então, coloque elas por último e mostre todos os itens correlatos aos seus clientes durante o percurso. Se eles verem lenços umedecidos, talcos, chupetas e mamadeiras, a chance de aumentar a ‘cesta’ dessa compra é muito alta.
Já na seção destinada para idosos, também coloque as fraldas geriátricas ao final e, antes, podem ser exibidos itens como medidores de glicemia, pressão arterial, vitaminas especiais para a terceira idade, bolsas de água quente/gelada, etc. A adequada disposição de produtos em sua drogaria é a chave para aumentar o seu faturamento.
Quando pensamos nos produtos que existem na drogaria, não há dúvida de que sabemos que os medicamentos são a grande maioria. No entanto, ao considerar como expor os produtos no seu estabelecimento, parece que muitos lugares cancelaram os padrões de cor e tamanho. Mas esse é um erro grave, pois produtos com cores semelhantes vão confundir seus clientes.
Um estudo publicado pela Associação Brasileira de Pesquisa em Comunicação Interdisciplinar (INTERCOM) em 2019 mostrou que o impacto nos clientes pode ser melhor percebido por meio da visão no momento da compra. 83% dos efeitos são causados pela visão, enquanto 17% são causados pelos outros 4 sentidos. É por isso que é importante manter a visão do cliente interessada.
Quando nossa visão está confusa ou incomodada, vamos tentar sair daquele ambiente, e se isso acontecer com o seu arranjo de produtos, seus clientes podem se desinteressar e sair da sua farmácia.
O ideal é que ocorra a separação daqueles produtos ou medicamentos com cores semelhantes, ainda que isso seja feito através de poucos produtos. Se duas caixas de antigripais diferentes são vermelhas, separe-as com envelopes de antigripais ou correlatos com cores distintas. Isso vai facilitar muito a vida do cliente na hora da escolha.
Uma outra questão a ser observada é a simetria entre as embalagens. Não é interessante colocar um produto com 5 cm de altura da embalagem ao lado de um com 25 cm.
De modo geral, é melhor colocar os itens com embalagens maiores mais próximas ao final da gôndola e os menores no centro. Lembre de ficar atento para separar por itens da mesma categoria.
Por que isso?
Os itens mais próximos da saída da farmácia ou drogaria também são os itens com maior risco de roubo.
Portanto, os itens mais caros ou mais lucrativos não devem ser colocados onde possam causar perdas de forma fácil. Além disso, os clientes costumam caminhar alguns metros antes de entrar em um estabelecimento comercial e depois ir mais devagar.
Acontece desta forma: O cliente sai da rua com pressa e com os olhos firmes, e quando entrar na sua farmácia não vai olhar para tudo ao seu redor na entrada. Portanto, mesmo que esses itens não corram o risco de serem roubados, vale a pena exibir itens caros que poucas pessoas veem? Não é interessante fazer isso.
Se você pretende apostar em oferecer produtos mais caros, deve apostar em colocá-los em uma posição estratégica. Nesse caso, a entrada da farmácia é um bom local para colocar expositores promocionais. Portanto, se os clientes não virem esses expositores quando entrarem, com certeza vão ver quando estiverem saindo.
Todos sabem que nas farmácias não vendem apenas medicamentos. O que pode ser utilizado para aumentar o faturamento?
Apesar de possuir alguns itens de conveniência que podem ser vendidos em drogarias, não significa que eles devam estar expostos em qualquer lugar e de qualquer jeito. Quando falamos em itens de conveniência, quase que automaticamente, estamos falando de compra por impulso. São aqueles produtos alimentícios diferentes que podem atiçar o paladar dos seus clientes ou itens como pilhas, que podem lembrá-los de alguma necessidade e que seriam comprados em outro lugar.
É de extrema importância que eles estejam expostos da forma correta, para poder gerar sempre esse gatilho de compra por impulso nos clientes.
Após aplicar as dicas passadas para se ter uma melhor disposição e exposição de produtos em drogarias e farmácias, é provável que você perceba um aumento no ticket médio das suas vendas e no faturamento mensal do seu estabelecimento.
É importante frisar que todas essas dicas e estratégias precisam estar relacionadas a um bom modelo de layout e circulação de clientes. Não deixe essa questão de lado.
Tudo isso vai ser importante para que seja possível aumentar o faturamento do seu estabelecimento.
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