Um dos maiores desafios da farmácia é manter a alta performance da equipe, que se deve principalmente por conta das rotinas de trabalho fora do horário comercial. A gestão de pessoal na farmácia pode resolver este problema e garantir que os seus colaboradores estejam motivados para integrar a equipe.
O principal objetivo da gestão de pessoal de farmácia é garantir que cada profissional desempenhe suas atividades de forma eficaz, mantendo alta motivação e produtividade.
Em primeiro lugar, é importante destacar que esta função não é exclusiva da área de recursos humanos. A habilidade básica dos líderes e gestores é garantir que o desempenho da equipe da drogaria permaneça saudável.
Existem cinco pilares para uma gestão de pessoal eficaz, que veremos ao longo deste artigo:
1- Comunicação
2- Trabalho em equipe
3- Conhecimento e competência
4- Motivação
5- Desenvolvimento
Antes de apresentar esses pilares e como implementá-los, vamos falar sobre o que é gestão de pessoas e o que é tão importante para sua farmácia.
A gestão de pessoas é uma área que visa a gestão do capital humano dentro das farmácias e de qualquer empresa. Ou seja, utiliza a capacidade de comunicação, participação, feedback, formação e desenvolvimento pessoal para permitir a cada membro da equipa atingir um desempenho destacado nas respectivas áreas profissionais e crescer na farmácia.
Este artigo mostrará as principais etapas que devem ser seguidas para gerenciar com sucesso uma equipe de vendas.
1 – Comunicação
Esse é o primeiro pilar para conquistar a confiança dos colaboradores, como também, confiar neles. Você pode até achar que mantém uma boa comunicação com a equipe, simplesmente porque está sempre disposto a conversar. No entanto, a comunicação depende de ambas as partes: remetente e destinatário.
Portanto, ouvir seus funcionários também é essencial para estabelecer uma conexão confiável com eles. Tente fazer isso sem ter que retrucar ou ficar na defensiva. Ouça as pessoas de forma mais aberta e flexível.
Para investir na comunicação da farmácia, é importante apresentar os resultados à equipe, pedir sugestões, ser transparente e ouvir a opinião de todos. É de extrema importância que ocorra esse envolvimento entre gestores e colaboradores, para que cada vez mais a comunicação da empresa esteja alinhada e em harmonia.
Crie uma rotina de reuniões com todos os membros da equipe e dê-lhes espaço para fazer perguntas e sugerir melhorias. Use essas oportunidades para entender a motivação de cada funcionário, a “dor” que eles sentem, quais são seus objetivos de carreira e como sua farmácia pode ajudá-lo.
2 – Trabalho em equipe
Estabelecer um espírito coletivo na equipe de vendas de uma farmácia pode representar um desafio para a gestão de pessoas, especialmente quando novos funcionários são contratados.
No entanto, lembre-se (e lembre sua equipe) de que cada funcionário é um indivíduo com diferentes habilidades, necessidades e histórias. No entanto, todos devem ser consistentes em um objetivo comum: o desenvolvimento das farmácias vai levar ao desenvolvimento profissional de todos os colaboradores.
Você pode pensar de forma prática, pode definir metas individualmente, ou pode definir metas em grupos, para que cada funcionário entenda suas responsabilidades para com a equipe.
Também é importante investir em momentos de fraternidade entre todos os funcionários, para que possam melhorar sua comunicação e criar compaixão uns pelos outros. Incentive a troca de experiências e o compartilhamento de ideias. Portanto, um funcionário pode ensinar e criar uma ligação maior com o outro.
3 – Conhecimento e competência
Embora ambos os termos estejam relacionados à formação de funcionários de farmácia, eles têm significados diferentes.
Conhecimento é o conjunto de informações que os funcionários de farmácia precisam obter para o desempenho de suas funções. Por outro lado, a competência está relacionada à habilidade que o funcionário deve possuir para resolver um determinado problema ou situação. Um colaborador com conhecimento e habilidade, deve possuir competência e saber como utilizá-la de forma eficaz no dia a dia de uma drogaria.
Dessa forma, para gerenciar o pessoal na farmácia, é importante manter uma lista de conhecimentos e habilidades necessárias para cada cargo. Também é importante prestar atenção nas habilidades que cada pessoa apresenta e desenvolve com o passar do tempo.
Portanto, além de mostrar a eles qual é a próxima etapa da carreira na farmácia e como atingir esses objetivos, eles também podem verificar a formação necessária para que cada funcionário atinja seu máximo desenvolvimento.
4 – Motivação
Compreender os fatores que impulsionam o trabalho de cada funcionário da farmácia é o primeiro passo para ajudá-lo a melhorar sua motivação. Nesse sentido, estamos de volta ao primeiro pilar da gestão de pessoal em farmácia: a comunicação.
Depois de conhecer melhor cada funcionário, é importante listar suas motivações pessoais, objetivos pessoais e profissionais, habilidades que possuem e os motivos que os fazem se sentir realizados. Em seguida, faça um plano para ajudá-los a atingir cada meta e como a farmácia afeta cada um deles.
Faça um acompanhamento para ver se ambas as partes concluíram as tarefas definidas: a farmácia e o colaborador. Mostre o desenvolvimento de seus colaboradores em cada meta, e não se esqueça de comemorar cada conquista. Lembre-se: a motivação de cada um é diferente. Algumas pessoas são motivadas pelo reconhecimento, já outros, são motivados pela remuneração. Antes de recompensar os funcionários por suas realizações, entenda a fonte de sua motivação para que assim, você consiga criar um nível de motivação melhor dentro da sua empresa.
5 – Desenvolvimento
Que obstáculos seus funcionários precisam superar para continuar a se desenvolver?
O desenvolvimento profissional das farmácias exige que todos tenham capacidade para realizar as atividades de forma eficaz e que se comprometam com a melhoria contínua do desempenho.
O desenvolvimento combina cada um dos pilares que mencionamos anteriormente para que seus funcionários possam continuar a evoluir. Para fazer com que sua equipe progrida, forneça treinamento para ajudá-los a obter as habilidades e os conhecimentos necessários para melhorar continuamente seu negócio. Além disso, desenvolva a autonomia dos funcionários. Portanto, eles serão capazes de tomar algumas decisões todos os dias sem ter que contar com seu supervisor o tempo todo.
Estimule a curiosidade da equipe. Quanto mais informações ela obtém, mais oportunidades aparecerão em sua carreira profissional e para sua farmácia. Estabeleça metas e objetivos. Acompanhe cada um e mostre a evolução de colaboradores e da empresa como um todo.
Resumindo, são 5 passos simples, mas nem sempre é fácil no início. Portanto, além dos cinco pilares usados para gerenciar o pessoal da farmácia, também é importante o uso de ferramentas de implementação.
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