Você sabia que as vendas da sua farmácia podem ser feitas por canais diferentes dos mais tradicionais?
Se você respondeu que este é apenas um problema interno, então é hora de ler este artigo e perceber que você perdeu a oportunidade de entrar em contato com os clientes da farmácia.
Canais de venda são todos os meios pelos quais as farmácias atendem os clientes e realizam as vendas em ambiente físico ou digital.
Embora existam limitações para a distribuição de medicamentos que requerem prescrição médica, outros produtos podem e devem fazer parte da sua estratégia de utilizar diferentes canais de venda para melhor atender ao seu público.
Um exemplo de um novo canal de vendas são os aplicativos de entrega que mudam a forma como os consumidores consomem os produtos e facilitam a vida de consumidores e empresários. Os pedidos feitos pelo aplicativo podem ajudar a evitar erros de comunicação e fornecer maior segurança para ambas as partes, e o processo é totalmente automatizado.
Essa é uma das possibilidades viáveis onde sua farmácia deve se concentrar em oferecer aos clientes novas possibilidades nos canais de venda. Mas a venda de aplicativos é apenas um exemplo. Agora você verá outras possibilidades no mercado e o que pode estar faltando em sua farmácia.
Listamos alguns canais de vendas para farmácias que você deve ficar atento:
1- Retirada em loja
2- Delivery
3- WhatsApp
4- Facebook / Instagram
5- Convênio
6- Catálogo
7- PDV
Agora entenda a estratégia para aproveitar ao máximo cada canal de vendas da farmácia. E lembre-se: é importante verificar e analisar as métricas para verificar se o valor de entrega obtido por meio desses canais é lucrativo para a farmácia, para que você não tenha nenhum prejuízo.
Os pedidos não precisam ser feitos apenas pelo telefone da farmácia, é possível abrir novos canais para os clientes fazerem os pedidos.
Pode ter pedidos gerados pelo telefone convencional, por Whatsapp, e até por aplicativo da loja.
Você pode surpreender seus clientes enviando presentes ou oferecendo amostras grátis de produtos. Este formato não exige que o cliente visite o ponto de venda, portanto você perderá as compras por impulso. Ao enviar amostras grátis, os clientes podem se interessar pelo produto e comprá-lo em pedidos futuros. Outra forma de aumentar as vendas é enviar cupons ou ofertas especiais pela compra no aplicativo.
Por mais que possa haver uma resistência pela tradicionalidade da farmácia, esses novos modos, não vão fazer seus clientes tradicionais deixarem de ir até a sua loja.
É a modalidade onde os clientes fazem pedidos por telefone, e-mail ou Whatsapp e retiram depois.
Além de oferecer mais uma opção aos seus clientes, esse canal de vendas também pode proporcionar agilidade no processo de farmácia e reduzir o tempo que a empresa fica na fila. Ao oferecer a retirada do produto na loja, seus clientes podem fazer o pedido por telefone, whatsapp, aplicativos ou outras redes sociais, e depois ir até a loja apenas para distribuir as compras.
É importante que a farmácia tenha um processo já definido para esse tipo de modalidade. Não adianta oferecer este tipo de modalidade, e quando o cliente chegar à loja, não conseguir retirar de forma fácil e ágil.
Vinculando-se a este canal de vendas, você ainda pode disponibilizar uma forma de pagamento através do PIX ou um link de pagamento (se o seu sistema tiver essa possibilidade), para que o cliente nem precise fazer o check-out na farmácia. Este formato exige que sua equipe se organize para receber e disponibilizar este pedido com no máximo 1 hora de agilidade, além de verificar o recebimento.
Este é um ótimo canal para simplificar as vendas, mas você precisa ter cuidado para não ultrapassar o limite e ser muito invasivo. Lembre-se, o Whatsapp é muito pessoal, ou seja, o usuário está ali para conversar com as pessoas mais próximas. Portanto, ele não deseja receber uma grande leva de informações sobre seus produtos e promoções de forma constante nesta rede social.
Para usar o Whatsapp na sua drogaria, é sempre mais viável esperar que o cliente o ative e, portanto, responder de forma rápida e eficaz. Você pode usar alguns recursos para agilizar o serviço, como o Whatsapp Web. Portanto, você sempre pode mantê-lo aberto no computador para facilitar a resposta e a interação com os clientes.
Ao contrário do Whatsapp, essas duas redes sociais permitem fazer divulgações ativas, exibir produtos e passar informações promocionais.
No entanto, para se tornar um canal de vendas eficaz, a capacidade de resposta em ambas as plataformas também é essencial. Certifique-se de que todos os clientes sejam atendidos em no máximo 15 minutos. Caso contrário, ele procurará uma solução em outra farmácia.
Nessas duas plataformas, a continuidade das publicações e da interação com o público deve ser rotina. Portanto, certifique-se que você possui uma pessoa seja ela local ou terceirizada para poder cuidar dessa parte.
Ao contrário de produtos nos anúncios tradicionais, os catálogos têm uma aparência mais forte e oferecem uma maior diversidade de produtos. Este canal de vendas tem sido adotado por muitas empresas de cosméticos, que contam com revendedores para venda e entrega de produtos. Você já considerou essa possibilidade em sua farmácia?
Crie catálogos que possam vender diversos tipos de produtos como suplementos, perfumes, cosméticos e estética para poder atrair o público de diferentes formas.
Você pode distribuí-los pela cidade ou pode receber comissões de revendedores que vendem seus produtos.
Uma observação importante é que você verifique quais produtos estão disponíveis neste material, e se todos estão ativos na linha de produtos disponíveis.
É importante que sua farmácia consiga fazer alguns convênios na sua cidade. Seja eles com empresas privadas e até públicas. Quanto maior for sua lista de empresas ou órgãos conveniados, sua chance de aumentar a quantidade de clientes é enorme.
Mas quando foi a última vez que você foi à alguma empresa oferecer produtos com descontos especiais? Ou até mesmo mostrar algo novo?
Não espere apenas que os clientes busquem o contato com sua drogaria. Você deve entrar em contato com empresas da sua região e tentar firmar convênios com preços e descontos especiais para aquele grupo. Com isso, você pode ampliar a quantidade de clientes e até fidelizá-los.
Você pode até criar um ponto de venda móvel para atuar em momentos pontuais de venda em determinadas instituições. Alguns períodos sazonais podem ser bons momentos para se utilizar de uma ação como essa.
Enfim, o canal de vendas mais tradicional. Investir no ponto de venda é a principal forma de garantir que você não perca mais vendas. Existem várias questões a serem avaliadas como sua fachada, por exemplo.
Verifique se ela é atrativa para que os clientes possam identificar sua farmácia, se o interior da loja está limpo e arrumado, se existe alguma forma de gerenciamento de categorias e layout eficaz, e se toda a equipe tem o preparo e conhecimento de estratégias de vendas.
A organização das gôndolas é de extrema importância para manter um PDV mais atrativo e propício a gerar mais vendas.
Agora que você já conhece alguns dos canais de venda da sua farmácia, pode aproveitar melhor essas oportunidades sem perder mais clientes.
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