Horário de funcionamento
Seg-Sex: 7:00 - 17:00
baixa imunidade
13/07/2021

Imunidade baixa: o que é e como evitar?

Saúde
6 min de leitura

Manter hábitos que reforçam a imunidade ajuda na prevenção de doenças

O sistema imunológico funciona como o sistema de defesa do corpo. Ou seja, eles reconhecem organismos estranhos, como vírus, bactérias, toxinas, e os combatem fortemente. Claro, muitas vezes ele precisa de um pouco de ajuda para eliminar tudo, e é aí que aparecem as vacinas, antibióticos e os remédios.

 

Para manter uma vida saudável, é necessário encontrar um equilíbrio entre a alimentação diária e hábitos saudáveis ​​de sono. Cuidar da saúde é cuidar da imunidade.

 

Quando a nossa imunidade está baixa significa que nosso sistema imunológico é incapaz de responder de forma adequada e eficaz a esses organismos invasores e incursões. Um sistema imunológico enfraquecido é muito perigoso porque nossas defesas não podem prevenir doenças evitáveis, como gripe e infecções.

 

Os sintomas de imunidade baixa são: 

 

  • Infecções
  • Febre e calafrios
  • Cansaço excessivo 
  • Diarreia
  • Náuseas e vômitos

 

O que é imunidade?

 

Podemos entender a imunidade como um mecanismo de defesa que protege o corpo de substâncias e agentes externos.

 

A imunidade serve como soldados que protegem nosso organismo desses ataques externos que são danosos à nossa saúde.

 

Cuidado com a imunidade

 

Estamos constantemente expostos a várias doenças. O simples descuido pode ser suficiente para impedir que o sistema imunológico não dê conta de fechar todas as “portas” de nosso corpo, nos deixando desprotegidos contra algum tipo de infecção ou vírus. Portanto, é importante estar atento a hábitos que podem nos proteger de quaisquer complicações.

 

Hábitos simples como se hidratar com frequência, manter uma alimentação saudável, dormir bem e se manter longe do cigarro por exemplo, vão ajudar bastante a sua imunidade a se manter mais forte.

Cuide da saúde mental

 

A atenção à saúde mental tem recebido cada vez mais atenção, isso faz com que um assunto como esse deixe de ser tabu e ganhe cada vez mais espaço, o que é muito positivo porque está diretamente relacionado à nossa saúde física.

 

Por exemplo, o estresse pode afetar todo o corpo, causando fadiga e outros sintomas, reduzindo assim a resposta do sistema imunológico.

 

Portanto, cuidar da sua saúde mental, ter hábitos que diminuam o estresse podem contribuir bastante para que sua imunidade não seja prejudicada.

 

Pratique exercícios físicos

 

Livrar-se de um estilo de vida sedentário é necessário para ajudar o sistema imunológico, portanto, praticar exercício físico regularmente aumentará as defesas do corpo. Na prática contínua desses exercícios, a taxa de certas células específicas (como os linfócitos) aumentará, de modo que a produção de anticorpos usados ​​para destruir os agentes invasores no sangue terá um volume maior.

 

A atividade física também libera endorfinas, que aumentam o bem-estar e reduzem o cortisol, permitindo um melhor desempenho do sistema imunológico. 

 

Procure maneiras de relaxar

 

Procure atividades relaxantes que lhe interessem, como ler um livro, tocar um instrumento musical ou assistir a um filme. Praticar atividades que não há pressão de produtividade ou necessidade de desenvolver habilidades: o objetivo dessas atividades é relaxar, não gerar pressões diferentes.

 

Durma Bem

 

Dormir o suficiente é um dos fatores mais importantes que afetam a saúde física e a função imunológica. Pessoas que raramente dormem não têm a disposição adequada para enfrentar seu dia a dia, além de ficar notável por todos a sua volta o seu cansaço físico e mental.

 

O descanso é extremamente importante não apenas para a imunidade, mas também para a saúde física e mental em geral. Algumas horas de sono estimulam a liberação de cortisol, que mais uma vez parece ser um “vilão” imunológico.

 

Os principais impactos pela falta do descanso adequado são: 

 

  • Falta de produtividade 
  • Dispersão 
  • Insônia

 

Sendo assim, o ideal é que uma pessoa durma de 7 a 8 horas por dia para poder obter o descanso adequado para seu corpo e manter sua imunidade forte.

 

Vale a pena tentar dormir e acordar na mesma hora todos os dias, mesmo nos fins de semana, para que o seu corpo se acostume e você possa descansar da melhor maneira.

 

Combata o tabagismo

 

Fumar não só causa muitos problemas ao corpo (especialmente o sistema respiratório), mas também ameaça a imunidade do nosso organismo. Segundo dados do Inca – Instituto Nacional do Câncer, “os fumantes costumam ser afetados por infecções como sinusite, traqueobronquite, pneumonia e tuberculose” e apresentam alto risco de contrair o novo coronavírus.

 

Combater o tabagismo é de extrema importância para a saúde de uma pessoa. Essa situação fica melhor de ser resolvida quando amigos, familiares e profissionais ajudam na causa. Fale com um médico de sua confiança e busque orientação sobre a melhor forma de agir neste tipo de caso, podendo recomendar tratamentos como adesivos e goma de mascar de nicotina.

 

Evite o álcool em excesso

 

O consumo excessivo de álcool pode causar muitas consequências ao nosso organismo, como problemas de fígado e desidratação. Esses efeitos enfraquecem a proteção natural e tornam você mais suscetível a infecções.

 

Por isso, maneire na quantidade consumida, principalmente em situações de isolamento social. Às vezes a ansiedade e a angústia ficam mais fortes devido a este momento que o mundo vive, e podem fazer com que algumas pessoas passem a consumir bebidas em excesso.

 

A grande recomendação é não utilizar o álcool como válvula de escape. Se for beber, que seja com moderação.

 

Agora é sua vez de fazer as escolhas corretas

 

Nesse conteúdo mostramos um pouco do que é a imunidade e qual é o perigo dela está em baixa.

 

Procure ter hábitos mais saudáveis, que consequentemente você vai ter uma imunidade mais forte para se proteger dos males que possam aparecer.

PRODUTOS RELACIONADOS

Visite também a nossa outra seção do blog, que contém dicas práticas e conteúdo útil para gestão de farmácias e distribuidoras de medicamentos.

IR PARA MINHA FARMÁCIA