fbpx

Como Prevenir a Osteoporose?

A saúde óssea é um tema que precisa de atenção, pois são os ossos que sustentam nosso corpo e nos permitem se mover. Entre as várias medidas preventivas que devem ser tomadas, é necessário saber como se prevenir da osteoporose, desta forma, contribuindo para uma melhor saúde dos seus ossos.

Esta doença atua reduzindo a densidade e a qualidade dos ossos. Eles se tornam mais porosos e, portanto, frágeis e apresentam maior risco de fraturas em qualquer parte do corpo (mas principalmente no punho, coluna, costelas e pelve).

Nutrição insuficiente, medicamentos usados de forma errada e certos hábitos podem levar à osteoporose. Portanto, preparamos este artigo para mostrar como prevenir essa doença e garantir a saúde óssea. Continue lendo e comece a cuidar de si o mais rápido possível.

Tenha controle no consumo de sódio

Se a ingestão de sódio não for controlada, vai ser difícil de prevenir a osteoporose, devido a dificuldade que essa substância causa na absorção de cálcio pelo organismo. É importante saber que o sódio não é encontrado apenas no sal de cozinha, mas também em diversos outros alimentos, como alimentos industrializados, temperos prontos e fast-foods.

Cuidado para não se deixar enganar, até porque doces e bebidas também podem conter sódio. Um bom exemplo são os refrigerantes – incluindo versões diet, light e zero que possuem uma grande quantidade de sódio em sua composição. Essa substância também pode ser encontrada em biscoitos, cereais matinais, bolo em pó, chocolate, sorvete, refrigerante em pó, etc.

Pratique exercícios físicos

Sabia que a prática de exercícios físicos pode influenciar diretamente na saúde dos ossos? 

Essa é uma das práticas mais importantes na prevenção da osteoporose, pois as atividades de impacto como a caminhada e a corrida fazem com que o corpo entenda que é preciso melhorar a qualidade óssea para resistir a esse esforço. Como resultado, a massa óssea vai aumentar com o passar do tempo.

Tome banhos de Sol

A luz solar é a principal fonte de vitamina D do corpo humano, portanto, a exposição moderada ao sol é uma das recomendações para prevenir a osteoporose. No entanto, é necessário aproveitar adequadamente o banho de sol para não prejudicar a saúde e, ao mesmo tempo, tomar as vitaminas necessárias diariamente.

Outra questão importante é manter a ingestão correta de cálcio. Se não houver ingestão suficiente do mineral, o banho de sol apenas, não terá sentido, porque a vitamina D ajuda na sua absorção, e a vitamina D sozinha não pode manter a saúde óssea.

Tenha cuidado com os medicamentos

Alguns medicamentos podem danificar a massa óssea, deixando ela mais enfraquecida e aumentar o risco do desenvolvimento de osteoporose.

Portanto, tenha cuidado com os medicamentos que toma, e fique de olho se algum desses medicamentos possa estar influenciando na quantidade de cálcio do seu organismo.

De modo geral, essas são algumas dicas para que você possa se cuidar melhor e ajudar na prevenção da osteoporose. Apesar disso, não deixe de fazer seus exames periódicos, e procure um ortopedista caso sinta alguma dor ou sintoma relacionado a essa patologia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Translate »