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Blog Importância do mix de produtos ideal com a avaliação de estoque
mix de produtos
27/07/2021

Importância do mix de produtos ideal com a avaliação de estoque

Minha Farmácia
5 min de leitura

Uma drogaria com uma boa rentabilidade é aquela que oferece um mix de produtos diferenciados a seus consumidores. Ampliar o seu catálogo contribuirá com o aumento do faturamento do seu estabelecimento, bem como ampliará as possibilidades de relacionamento com o consumidor.

 

Contudo, não basta expor seus produtos de qualquer forma. É preciso saber escolher itens que atendam às necessidades dos clientes da drogaria. Além do mais, uma sequência de medidas devem ser realizadas a fim de garantir o êxito nas vendas, como estudar o público da região e fazer um controle eficiente de estoque.

 

Saber definir o mix de produtos é decisivo para o sucesso das vendas

 

Muitos empreendedores têm dúvidas sobre qual é o mix ideal para sua farmácia. Todavia, isso varia de acordo com o negócio e, principalmente, com as necessidades dos clientes. E ter os produtos certos para oferecer pode chamar atenção deles e atraí-los até a farmácia. 

 

Uma das indagações que mais geram impacto no faturamento das farmácias e drogarias são os itens que compõem o mix de produtos. O método de planejamento e escolha dos produtos de cada categoria é um desafio para o gestor farmacêutico. Cada seção da farmácia deve receber os produtos corretos, conforme os espaços disponíveis e os consumidores atendidos pelo estabelecimento.

 

Neste conteúdo, vamos abordar: 

 

-> Conceito de mix de produtos e benefícios 

-> Mix de produtos ideal para sua farmácia 

-> O que é avaliação de estoque e como fazer 

 

Acompanhe nosso conteúdo até a parte final  para entender as dicas estratégicas importantes que podem impactar diretamente seus resultados e otimizar processos fundamentais para sua farmácia.

 

1. Conceito de mix de produto e benefícios

 

Mix de produtos é todo o catálogo de itens oferecidos pela farmácia. Quanto maior for seu portfólio, maiores serão as opções ofertadas ao seu cliente. E o comportamento do cliente é fundamental para definir como será seu catálogo e o sucesso da drogaria. 

 

Para o portfólio ser assertivo, alguns pontos são cruciais como: perfil do mercado e da sua região, sazonalidades que influenciam o negócio, perfil econômico do público do negócio. Todos estes são pontos relevantes para a definição do que a sua drogaria irá oferecer.

 

Lembrando que um mix de produto adequado traz grandes benefícios à loja: 

 

-> Aumento do ticket médio

-> Crescimento do fluxo da loja

-> Aumento da satisfação do cliente

-> Maior vantagem competitiva

 

2. Como definir o mix de produto ideal para sua drogaria

 

  1. Conheça sua empresa, o mercado em que você está e como são seus concorrentes. Esses três pontos são muito importantes e vocês podem tomar qualquer decisão sobre seu estabelecimento. 

Preste muita atenção a todas as notícias sobre o varejo farmacêutico e outros produtos oferecidos por seus concorrentes. No entanto, não imite o comportamento dos concorrentes. Apenas entenda o que você pode fazer para se destacar. O mais importante é: quando falamos sobre mix de produtos, avalie se a variedade dele é mais ampla que a sua.

 

  1. Avalie seus melhores produtos e teste o seu portfólio. 

O ideal é que você avalie cada produto que você irá inserir no portfólio. Afinal, inserir todos os produtos requer um cuidado financeiro e sua viabilidade, por isso, é importante saber se sua farmácia está pronta para comprar determinados produtos. Sempre que você inserir um produto, não compre em grandes quantidades, desta forma, você vai conseguir avaliar como seu público irá aceitá-lo.

 

  1. Utilize os produtos sazonais e colete informações do seu inventário. 

Os produtos sazonais são produtos específicos para uma determinada época do ano e estes podem gerar uma rotatividade saudável no estoque. Mas, até mesmo para esse tipo de mercadoria, é importante ter uma compra consciente. Conheça seu inventário, pois isso permitirá que você realize ofertas e compras de acordo com períodos anteriores, evitando escassez e excesso de mercadoria. 

 

  1. Conheça o trabalho dos seus fornecedores.

Enfatizamos sempre que se o cliente não encontrar o produto na sua loja ele vai buscar no concorrente. Entender a dinâmica e os prazos de entrega dos principais fornecedores vai permitir que você tenha mais segurança na reposição exata dos produtos. E construa um bom relacionamento com os melhores fornecedores.

 

3. O que é avaliação de estoque?

 

Quando é conversado sobre a realização de uma gestão de estoque significa ter conhecimento de todo o inventário da sua loja e manter informações sobre entradas e saídas de forma correta. Dessa maneira, o proprietário ou gestor consegue mensurar dados como perdas, desvios, frequência de reposição de cada categoria, planejamento de adição de novidades. 

 

O gerenciamento correto dessas informações permite que você realize cálculos importantes de preço de venda da mercadoria, evitando prejuízos ou que produtos fiquem parados até próximo do vencimento, o que aumenta a rentabilidade. 

 

É importante frisar que para a análise de estoque é importante conhecer seu estabelecimento antes de escolher qualquer tipo de ferramenta. E a cada mudança da sua loja, atualize e inove seus métodos.

 

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