Horário de funcionamento
Seg-Sex: 7:00 - 17:00
Nutrição e fertilidade: Alimentos que podem te ajudar a engravidar
23/07/2021

Nutrição e fertilidade: 6 Alimentos que podem te ajudar a engravidar

Saúde
6 min de leitura

Para alguns casais, o sonho de ter um filho pode ser mais difícil. A dificuldade da gravidez é mais comum do que você pensa. Segundo estimativas da Organização Mundial da Saúde (OMS), esse problema afeta 8-12% dos casais em idade fértil e 50-80 milhões de pessoas. 

 

Vários são os fatores que podem retardar e dificultar a gravidez, como problemas de saúde, alterações hormonais, estresse, tabagismo e deficiências nutricionais. Portanto, um dos fatores que ajudam a melhorar a fertilidade é escolher a alimentação certa.

 

Alimentos que aumentam a fertilidade são aqueles que ajudam a produzir hormônios sexuais e estimulam a formação de óvulos e espermatozoides, como alimentos ricos em zinco, vitamina B6, ácidos graxos, ômega 3 e 6 e vitamina E. 

 

Portanto, para aumentar a fertilidade de homens e mulheres, por exemplo, podem-se comer frutas secas, aveia, brócolis, peixes gordurosos e sementes de girassol. No entanto, existem alguns alimentos que reduzem a fertilidade e devem ser evitados, como o café em excesso, alimentos que contenham farinha e açúcar refinado (como bolos e biscoitos), por exemplo, porque uma grande quantidade de vitaminas e minerais são processados ​​pelos organismo, diminuindo a disponibilidade desses nutrientes para promover a produção de hormônios.

 

Pesquisadores da Harvard Medical School e a Harvard T.H. Chen School of Public Health publicaram estudos que mostraram que a dieta tem efeito direto sobre a fertilidade. Segundo eles, quem quer engravidar precisa manter uma alimentação saudável e introduzir alimentos que contenham ácido fólico, vitamina B12, ômega 3 e outros nutrientes. 

 

Eles também enfatizaram que você deve ficar longe de doces, processados, gorduras trans e outros alimentos. Essas mudanças na dieta tornarão o casal mais saudável e, portanto, aumentarão as chances de uma gravidez.

 

Segundo a OMS, após um ano de tentativas sem sucesso para engravidar e sem nenhum método contraceptivo, o casal deve procurar ajuda profissional de imediato para verificar qual a causa da infertilidade.

 

Alimentos para aumentar a fertilidade

 

Para que seja possível aumentar a fertilidade através da alimentação, é aconselhável que o casal consumam alimentos apropriados para estimular a produção hormonal e, por consequência, ajudar na produção e liberação de óvulos e espermatozoides saudáveis. 

 

Desta forma, os alimentos que podem ajudar na fertilidade são:

 

Frutas cítricas

 

As frutas cítricas como laranja, limão, mexerica e abacaxi são ricas em vitamina C, cálcio e potássio, que contribuem na estabilização o ciclo menstrual, favorecendo a identificação do período fértil, que é o momento mais indicado para ter relações sexuais. Além do mais, a laranja possui poliamina e folato que ajudam a inativar os radicais livres que podem danificar os óvulos e  espermatozoides.

 

Ovos

 

Os ovos são boas fontes de vitamina B12, D e A, e do selênio. As vitaminas A e D ajudam o corpo na ovulação e contribuem na produção de hormônios femininos, garantindo o equilíbrio hormonal. Já a B12 melhora a camada do útero que vai receber o embrião e regula o ciclo menstrual.

 

Leguminosas

 

As lentilhas e os feijões são boas fontes de proteína vegetal e são ricos em ácido fólico. O ácido fólico ajuda a reduzir os problemas no processo de fertilidade e ajuda na fertilidade e na formação de um feto saudável. E por serem uma fonte alimentar de ferro, ajudam a prevenir a anemia, que pode prejudicar a ovulação e a capacidade de concepção do bebê.

 

Folhas verdes

 

Certos alimentos como espinafre, alface, rúcula, brócolis e couve contêm ácido fólico, que é uma vitamina do complexo B que pode melhorar a ovulação e fazer os homens produzirem espermatozóides mais saudáveis.

 

Salmão e atum

 

Esses dois são uma grande fonte de selênio que é um nutriente envolvido na formação adequada da cauda do espermatozóide, que é a principal responsável pelo bom desempenho da velocidade para chegar ao óvulo. Além de possuírem ômega-3, que é essencial para o bom desenvolvimento do cérebro do bebê nas primeiras semanas de gravidez.

 

Semente de girassol

 

A semente de girassol torrada é rica em vitamina E, o que pode facilitar na mobilidade dos espermatozóides, em outras palavras, ajuda na velocidade. Além de serem ricos em folato, selênio, zinco, ômega 3 e 6, nutrientes fundamentais para a fertilidade feminina e masculina, por ampliarem o fluxo sanguíneo nos órgãos reprodutores.

 

O que evitar para engravidar mais rápido

 

Alguns hábitos podem interferir no processo de iniciar e levar uma gestação até o final, e por isso são desaconselhados, como:

 

  • Consumir frituras, margarinas e produtos processados: estes alimentos podem conter gorduras trans, que estão associadas a infertilidade por causar defeitos na estrutura do esperma e na qualidade do óvulo;

 

  • Consumir cafeína: a cafeína consumida em grande quantidade faz com que o organismo diminua a absorção de cálcio e ferro no corpo, o que pode dificultar a fertilidade, além do mais, por ser um estimulante com a capacidade de atravessar a barreira da placenta, já na gravidez, a cafeína pode alterar os batimentos cardíacos e o metabolismo do bebê, aumentando as chances de nascimento com baixo peso e aborto espontâneo;

 

  • Bebidas alcoólicas: o consumo de álcool em excesso reduz o nível de testosterona nos homens, diminuindo a produção de esperma, e nas mulheres pode interromper o ciclo menstrual, o que impede que o óvulo esteja disponível para a fecundação;

 

  • Alto consumo de carboidratos refinados: alimentos feitos com farinha branca como pão, arroz branco, pizza e macarrão quando absorvidos pelo corpo, elevam o nível de insulina no sangue, que é quimicamente parecida com os hormônios ovarianos. Desta forma o corpo pode reduzir a produção destes hormônios, por entender que já os tem, e isto resulta em óvulos imaturos;

 

  • Fazer uso de medicamentos sem orientação médica: a automedicação não é recomendada e pode interferir diretamente na fertilidade por desregular hormônios necessários para o amadurecimento do óvulo e espermatozoides.

 

No espaço de um ano o casal não tenha conseguido engravidar, é aconselhado que se procure um médico especialista na área para poder verificar por meio de exames de sangue, urina e amostra de sêmen se existe alguma IST ou algum distúrbio hormonal que estejam dificultando a concepção.

 

Se gostou do nosso conteúdo, compartilhe com amigos e familiares que possam ser ajudados com essas informações.

 

Confira também o conteúdo sobre mitos e verdades sobre a menstruação -> AQUI

 

Até a próxima!

 

PRODUTOS RELACIONADOS

Visite também a nossa outra seção do blog, que contém dicas práticas e conteúdo útil para gestão de farmácias e distribuidoras de medicamentos.

IR PARA MINHA FARMÁCIA