Horário de funcionamento
Seg-Sex: 7:00 - 17:00
Os 6 principais benefícios da suplementação vitamínica
27/07/2021

Os 6 principais benefícios da suplementação vitamínica

Saúde
5 min de leitura

A suplementação vitamínica é0 uma excelente opção para fornecer ao organismo os nutrientes necessários para fortalecer o sistema imunológico, prevenir doenças, retardar o envelhecimento e manter o corpo saudável.

 

Os suplementos vitamínicos representam um suporte para o organismo em várias fases da vida. Eles podem dar o apoio necessário em diversas situações em que o corpo sinta a falta de disponibilidade desses nutrientes fundamentais para o seu funcionamento correto. O uso de suplementos é a maneira mais eficaz de suprir as necessidades do corpo em função das condições em que ele se encontra ou das atividades que a pessoa desenvolve. 

 

Por que devemos usar suplementos vitamínicos?

 

As vitaminas e os minerais são fundamentais para o desempenho e funcionamento de todas as células do corpo e para todas a funcionalidade do organismo, por isso é necessário garantir que o corpo consiga suprir toda a necessidade nutricional diária.

 

Apesar de que a principal fonte de vitaminas e minerais seja proveniente do que comemos, existem várias circunstâncias especiais que irão aumentar ainda mais a demanda diária por esses micronutrientes, como durante a gravidez, uma dieta especial ou quaisquer doenças e condições que precisam fortalecer o sistema imunológico.

 

São várias as questões em que podem ser necessárias a inclusão de vitaminas e minerais para o nosso corpo.

 

Portanto, para entender melhor a importância e vantagens dos suplementos, separamos os 6 principais benefícios da suplementação vitamínica.

 

1. Fortalecimento da imunidade do organismo

 

A capacidade do nosso corpo de se defender de invasores (vírus, bactérias e fungos) é propiciada pelo sistema imunológico, que requer algumas vitaminas e minerais para seu funcionamento correto.

 

Desta forma, em casos em que a dieta da pessoa não consegue suprir tais nutrientes ou quando o organismo já não consegue processar da forma ideal sua absorção, a solução eficiente é a suplementação vitamínica. São exemplos de nutrientes essenciais para a manutenção e adequado funcionamento do sistema imunológico as vitaminas A, C, E, B9 (ácido fólico), assim como os minerais selênio e zinco, principalmente.

 

2. Suporte a praticantes de atividades físicas

 

As vitaminas ajudam a regular o metabolismo e várias funções do corpo. Na realidade, elas são essenciais no mecanismo de energia das gorduras, carboidratos e proteínas. 

 

Por isso, principalmente quem pratica atividades físicas de maior intensidade necessitam de mais vitaminas do complexo B), que estão diretamente envolvidas no processo de produção de energia do organismo. Quando na alimentação não é possível suprir toda a demanda de nutrientes, os suplementos tornam-se mais importantes e necessários.

 

3. Combate aos processos de envelhecimento

 

O processo de envelhecimento do corpo não ocorre apenas visualmente, como no desgaste da pele com o passar dos anos. O tecido muscular e as células do sistema imunológico também envelhecem. 

 

A principal atividade que pode atenuar esse processo natural são os antioxidantes. Essas substâncias podem eliminar a oxidação dos radicais livres nas células e tecidos do corpo. Além disso, eles também podem fortalecer as defesas do corpo e fortalecer os tecidos em geral.

 

Entre os principais antioxidantes que combatem os processos de envelhecimento estão as vitaminas A, C e E, além do mineral selênio.

 

4. Suplementação para dietas restritivas

 

Por razões terapêuticas ou tratamentos cosméticos, a adoção de uma dieta com certas restrições pode limitar o acesso do corpo a nutrientes importantes. Nestes casos, sem afetar a dieta, os suplementos vitamínicos podem atender às necessidades nutricionais, fornecendo elementos que não estão presentes na dieta selecionada. 

5. Apoio suplementar a gestantes

 

A gravidez é o período em que os bebês em desenvolvimento e as mulheres grávidas podem atender às suas necessidades nutricionais com a suplementação de vitaminas. Em geral, além de cálcio e ferro, vitaminas A, C, D e complexos B e o ácido fólico também são recomendados.

 

O ácido fólico é recomendado, inclusive, desde o momento em que a mulher decide engravidar. O ácido fólico ou o metilfolato (forma bioativa) ajuda a prevenir defeitos do tubo neural, como a medula espinhal. Já a vitamina D é necessária para um crescimento saudável dos ossos.

 

6. Suplementação em determinadas doenças

 

Algumas doenças provocam restrições no processo de absorção de nutrientes vitamínicos pelo organismo. Entre essas doenças, destacam-se:

 

-> diverticulite; 

-> doença celíaca (intolerância ao glúten); 

-> retocolite ulcerativa; 

-> doença de Crohn (inflamação gastrointestinal)

 

No caso dessas doenças, pode haver a necessidade de suplementação vitamínica não apenas para fornecer os nutrientes que enfrentam dificuldades para serem absorvidos, mas também para o fortalecimento das defesas do organismo dessas pessoas.

 

Independente de quais sejam as suas necessidades, a utilização de suplementos vitamínicos deve ser orientada por um médico ou nutricionista.

 

Se você gostou deste post, compartilhe com seus amigos e familiares.

PRODUTOS RELACIONADOS

Visite também a nossa outra seção do blog, que contém dicas práticas e conteúdo útil para gestão de farmácias e distribuidoras de medicamentos.

IR PARA MINHA FARMÁCIA