O pensamento vem mudando em relação aos suplementos alimentares, que antes eram considerados itens exclusivos para atletas e fãs de esportes relacionados ao ganho de massa muscular. Cada vez mais temos pessoas que se preocupam com o consumo de produtos para a saúde, e descobrem os benefícios dos suplementos alimentares e cosméticos nutricionais, onde, ganham cada vez mais seguidores no Brasil.
A segunda edição do estudo de mercado da ABIAD “Hábitos de Consumo de Suplementos Alimentares Brasileiros”, realizado pela Toledo & Associados, reflete mudanças importantes nos suplementos alimentares dos consumidores.
Nas principais conclusões sobre o comportamento do consumidor, a pesquisa apontou que 90% dos entrevistados usam suplementos alimentares como um complemento à alimentação, enquanto 85% dos entrevistados buscam saúde e bem-estar. Nesse caso, vitaminas, proteínas e minerais são as categorias de produtos mais consumidas.
Outro dado importante do estudo reflete o consumo consciente relacionado aos suplementos alimentares, pois 51% das recomendações de consumo de suplementos são feitas por profissionais de saúde.
Segundo Jeanne Botelho Maciel, gerente de marketing do departamento de beleza da Nutrilatina, a venda de suplementos alimentares em farmácias deve crescer muito nos próximos meses. Isso porque o canal vem fomentando uma maior tradição de comercialização desses produtos. Além disso, a imagem do consumidor moderno mudou, e eles precisam de respostas mais rápidas e eficazes.
Esse segmento está passando por um forte crescimento global, e esse aumento contínuo também é evidente no Brasil devido às mudanças nos hábitos de consumo. Os consumidores entendem que precisam compensar o desgaste causado pelo ritmo acelerado de vida e do estresse com os suplementos, pois eles podem auxiliar de forma eficiente e sem ser invasivo para nossa saúde.
Os suplementos alimentares estão cada vez mais ajudando atletas, praticantes de exercícios físicos, idosos, gestantes e algumas pessoas com deficiências nutricionais a terem uma vida mais saudável e com melhor qualidade.
O mercado de suplementos tem se destacado em escala global, exigindo do farmacêutico desde a primeira abordagem até a orientação final para o consumidor final.
Com isso, o papel dos farmacêuticos em relação às recomendações e consultas de suplementos alimentares é crucial. À medida que o mercado continua a se expandir, muitos consumidores precisam de informações adicionais para entender sobre os suplementos ou produtos de bem-estar que melhor atendem a cada necessidade.
Todo esse movimento de mercado, se torna uma grande oportunidade de ampliar vendas para as farmácias independentes. Os suplementos são produtos que podem ser comercializados por meio de regulamentações menos complicadas, portanto, podem ser uma boa forma de ampliar o comércio local desse tipo de produto.
De modo geral, o público também tem uma aceitação desse tipo de produto sem ter um ‘medo’ de que ele possa fazer mal. Entretanto, devemos lembrar sempre que o consumidor deve ser orientado pelo farmacêutico a forma correta de utilizar.
Hoje, esses produtos são muito populares no país e o consumo está aumentando. Aqui, não falamos apenas de produtos para atletas fitness, mas também de produtos para fins estéticos e da melhora do bem-estar.
Nas farmácias o que precisa ficar claro é a estratégia de negócios que eles vão adotar. É necessário compreender e analisar detalhadamente o comportamento do público na área da drogaria para definir algumas estratégias de ação.
Saber padronizar os produtos na prateleira como ter uma layout padronizado vai contribuir bastante para que o cliente tenha sua escolha facilitada.
Embora certas categorias tenham margens de lucro maiores e atraiam a atenção dos consumidores para as lojas, é preciso entender que as drogarias devem fornecer um portfólio completo de produtos diferentes para poder gerar mais vendas.
Portanto, todo cuidado na hora de colocar em exposição os suplementos, pois eles são produtos que possuem uma saída rápida, e precisam ficar alocados de forma próxima e serem de fácil visualização.
A Lei nº 13.021 / 14, que transformou as farmácias em instituições de saúde, deu aos farmacêuticos novos papéis e responsabilidades para orientar os produtos para a saúde (inclusive os suplementos), o que ajudará a promover o desenvolvimento desse mercado.
É importante ressaltar que se o farmacêutico tem que estar focado para o ocupar esse cargo, porque se não for desta forma, não adianta ter o amparo desta lei. Precisamos que as pessoas entendam e valorizem o papel do farmacêutico, que depende do compromisso de todos em incorporar e implementar todos os princípios da legislação.
As drogarias precisam de profissionais bem treinados para orientar os usuários de suplementos no manejo adequado dos produtos. Como os medicamentos, se os suplementos forem usados de maneira errada e sem orientação, eles podem causar problemas e reações adversas ao invés de soluções.
Portanto, é muito importante trabalhar com uma equipe multidisciplinar para promover a saúde de forma integrada. O correto é ter um acompanhamento por um médico ou nutricionista, para poder passar por testes para determinar as deficiências nutricionais antes da prescrição de suplementos. As orientações corretas para o uso de suplementos devem ser combinadas com o conhecimento de farmacêuticos e outros profissionais de saúde.
O farmacêutico deve estudar, treinar, se especializar e buscar cursos na área para ter melhores características no direcionamento do uso de suplementos alimentares. Os farmacêuticos não vendem medicamentos, mas sim informações sobre o uso adequado de medicamentos, suplementos e outros produtos para a saúde. Quanto mais conhecimento o profissional tiver, melhor será o tratamento medicamentoso.
Um bom relacionamento com os clientes e uma boa experiência de compra podem trazer grandes retornos para a sua loja.
Várias empresas não dão a devida atenção a esse problema e acabam por perder oportunidades de aumentar as vendas e melhorar a fidelidade do cliente. O marketing farmacêutico pode ajudá-lo a converter os clientes em reais defensores de sua marca.
Principais focos:
Se você conseguir trabalhar bem esses tópicos, vai ser possível estreitar o laço e poder vender melhor e de forma mais orgânica.
O mercado dos suplementos alimentares vem cada vez mais crescendo, e precisa ser melhor aproveitado pelos gestores de farmácia. Se houver farmacêuticos qualificados, os profissionais sempre terão espaço para oferecer e explicar sobre os suplementos alimentares. Se o cliente obtiver resultados satisfatórios, ele mesmo começa a indicar para seus amigos e familiares procurar seu estabelecimento.
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