Você já pensou em usar técnicas de marketing farmacêutico para atrair clientes para sua farmácia?
O mercado de farmácia é um nicho que tem suas particularidades e é bem desafiador.
De início, sabemos que a publicidade de medicamentos tem uma regulamentação mais rígida e algumas proibições e restrições pelos órgãos competentes.
Apesar de existirem essas restrições, o marketing farmacêutico pode ser realizado de forma eficaz para atrair clientes em potencial e levá-los até sua loja. Entre essas estratégias estão blogs, redes sociais, promoções sazonais, colocação de produtos de forma estratégica nas prateleiras, promover parcerias estratégicas e programas de fidelidade.
A área de marketing oferece muitas possibilidades de impulsionar o seu negócio. Você pode selecionar um conjunto de atividades de marketing e desenvolver a melhor estratégia para sua farmácia. Para que as atividades de marketing tenham resultados positivos, é preciso fazer um bom planejamento e dividir os orçamentos de investimento.
Tem dúvidas se você deve ou não investir em marketing para a sua farmácia?
Bem, este é um problema comum porque a indústria farmacêutica está sujeita a regras e proibições na publicidade e na comunicação com o cliente. Afinal, esse é um segmento muito específico.
Ao lidar diretamente com medicamentos que afetam diretamente a saúde dos consumidores, mais atenção deve ser dada à promoção do negócio. Mas isso não significa que você deva abandonar sua estratégia de marketing.
Pelo contrário: se usadas corretamente dentro dos padrões e responsabilidades legais, as técnicas de marketing podem beneficiar o seu negócio.
Além disso, de qualquer forma, você precisa se comunicar com o cliente, não é mesmo?
O investimento em marketing pode levar ao aumento das vendas, atrair clientes e potenciais clientes e fidelizar. Por meio dessa estratégia, você pode valorizar a imagem da farmácia. Certifique-se de que é a primeira escolha do consumidor no momento da compra. Além disso, aumenta a autoridade e credibilidade da empresa no mercado.
Por exemplo, o investimento em estratégias online é menor do que a publicidade tradicional, como comerciais de TV ou distribuição de folder. Os resultados tendem a ser melhores, pois agora as pessoas se conectam com as marcas por meio dos canais digitais e ainda tem como mensurar de uma forma mais fácil os resultados.
O Dia das Mães, o Dia das Crianças, o Natal, a Black Friday e os feriados escolares são períodos em que as atividades de marketing podem ajudar a aumentar as vendas.
Você pode criar um calendário com os principais aniversários do ano e executar atividades de marketing específicas. Use temporadas para desenvolver estratégias de vendas para produtos de maior demanda.
É importante ressaltar que tem que fazer uma consulta à legislação local sobre a necessidade de autorização e pagamento de taxas de publicidade aos órgãos competentes.
A Internet oferece muitos métodos e ferramentas que podem ser usados e colocados em prática para levar bons resultados às farmácias. Hoje em dia, ter um site é essencial para qualquer negócio, e o mesmo vale para uma farmácia.
Hoje em dia, a presença de uma marca no meio digital é essencial para qualquer tipo de negócio. Você pode usá-lo para promover sua marca e ser mais facilmente descoberto pelo público.
Não esqueça de criar um site com um visual bonito baseado na marca da farmácia. O importante é que o site seja responsivo, ou seja, que se adapte a uma boa visualização em qualquer dispositivo (seja um celular, um desktop ou um tablet).
Por meio de blogs, você pode fornecer aos consumidores conteúdos de muito valor para eles. Procure agências ou profissionais de marketing digital para construir boas estratégias de marketing de conteúdo para todos os canais.
Não deixe essa parte na mão de um curioso ou um ‘sobrinho’ que mexe em tudo. Contrate um profissional da área para cuidar da melhor forma dessa parte.
A demonstração de produtos é uma das ações de marketing que não podem ser deixadas de fora. Sejam elas a serem realizadas em eventos como inauguração ou eventos específicos. Este tipo de ação é usado para atrair a atenção dos clientes e oferecer oportunidades de experimentar os produtos.
É possível observar que nem todos os produtos podem ser oferecidos para demonstração. Porém, alguns relacionados a beleza e cosméticos podem ser utilizados nestes tipos de ações de uma forma mais fácil.
Colocar uns serviços como esfoliação e cremes de pele, ou até serviços de massagem podem ser grandes atrativos para eventos específicos para sua drogaria.
Aproveite os eventos realizados no entorno da farmácia para divulgar sua marca. Uma dica é oferecer palestras sobre saúde e prevenção de doenças. Se for possível, você pode montar uma barraca inflável com sua marca e suas cores, e providenciar serviços de aferição de pressão e teste de glicemia. Reserve um tempo para distribuir brindes e promover seu negócio.
Existem algumas ações que você pode adotar dentro da sua loja.
Colocar adesivos de propaganda da marca em locais específicos e pontuais dentro de sua farmácia. Use espaços com alta visibilidade para os consumidores, como vidros de entrada, paredes ou torres/pilastras.
Na parte de informações sobre o valor, insira os possíveis descontos e os valores de combos (quando leva uma quantidade maior do mesmo produto para se obter o desconto).
Utilize estrategicamente esses espaços para atividades de marketing sem poluir a aparência da loja. Muitos anúncios e informações podem causar confusão entre os consumidores. Por isso, não saia jogando publicidade e demais propagandas de forma aleatória e excessiva dentro de sua loja.
Qual é o melhor conteúdo para farmácia dentro do Instagram?
É importante que o conteúdo que vai ser abordado em seu perfil comercial no Instagram, seja planejado e bem pensado, para não sair colocando postagens aleatórias e sem sentido.
Você vai precisar de um profissional que entenda do assunto para poder criar suas postagens de forma diversificada para poder impactar seus clientes de diferentes formas. Não pode sair por aí postando só os produtos que você vende na loja todo dia. Tem que ser criado um conteúdo que procure ajudar o cliente, dar algumas dicas relacionadas a boas práticas e saúde, falar da importância de determinadas substâncias tradicionais, apresentar alguns produtos e ofertas, enfim, diversificar seu conteúdo durante a semana. Usa publicações diária nos stories também é de muita importância para aumentar seu engajamento.
Sabemos que, infelizmente, o Instagram não permite o uso de links nas postagens, e o que muitas pessoas acabam fazendo passando a informação na postagem: “link na bio” na descrição da postagem.
Um ponto do Instagram é que ele só permite um link na BIO, o que pode ser problemático se você quiser colocar mais links (como o seu link do Whatsapp, blog e site).
Uma dica que podemos apresentar é o uso do LinkTree. Com esta ferramenta, é possível criar um link onde estejam diversos outros links anexos a ele. Assim você vai poder colocar links relacionados ao seu Whatsapp, site, blog, promoções, e o que mais achar importante.
Você sabia que uma das formas mais eficazes de marketing digital é por meio do Google?
A plataforma concentra quase 100% de todas as buscas na Internet. Milhões de pessoas pesquisam sobre todo o tipo de negócios, inclusive sobre farmácias e medicamentos todos os meses.
O fato é que a maioria das pessoas pesquisam no Google antes de comprarem a maioria das coisas. Portanto, é de extrema importância que você esteja bem colocado organicamente (de forma natural) na plataforma.
Algumas formas de ranquear organicamente no Google:
O delivery para farmácia é uma excelente opção para aumentar os lucros e estar mais próximo do seu cliente. Lembre-se que o atendimento no delivery tem que ter o mesmo padrão do presencial, se o serviço for falho, pode danificar o conceito e até mesmo o nome da farmácia.
Uma das melhores estratégias é ter um atendimento de qualidade do primeiro contato à entrega e, o mais importante, oferecer aos clientes diferentes canais de solicitação de entrega.
A boa entrega geralmente está relacionada ao nível de atendimento, tempo de entrega e qualidade do serviço. Porém, é importante que sua farmácia possua um sistema integrado para facilitar esse atendimento e controle nas entregas.
Como você pode ver, muitas atividades de marketing podem ser executadas com investimento de certa forma baixo. Pesquise e entenda mais sobre o seu público e a área de atuação da sua farmácia. Faça um plano com base nas necessidades do seu negócio. Acompanhe o progresso das atividades de marketing para medir os resultados e ajustar as estratégias, se necessário.
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