A cólica está sempre presente na vida das mulheres causando dor e desconforto. De modo geral, muitos segredos sobre como evitá-las ou combatê-las foram passados de mãe para filha. Mas será que todos esses conselhos e dicas são realmente verdade e funcionam?
É sempre bom lembrar que cada mulher possui suas características próprias, por isso, nem todos os sintomas e problemas que você teve em relação a TPM e cólicas, suas amigas e conhecidas também vão ter. Portanto, sempre mantenha suas consultas de rotina com seu ginecologista.
Para tirar as dúvidas sobre a cólica menstrual, separamos 5 mitos e 5 verdades de situações relacionadas a este problema que gera muito incômodo na maioria das mulheres.
Verdade!
A dor pode estar relacionada à menstruação irregular. De modo geral, quem tem o fluxo mais intenso pode sofrer mais. Durante os primeiros três dias de menstruação, a dor geralmente é mais intensa e pode ser acompanhada por outros sintomas, que variam de mulher para mulher. A dor nas costas é a mais comum porque os nervos na parte inferior das costas e no abdome são os mesmos.
Mito!
A cólica é causada pela liberação do endométrio pelo útero (a membrana que reveste o endométrio e é eliminada pela menstruação). O absorvente interno não toca o útero e não tem nada a ver com dor.
Verdade!
O calor ajuda a reduzir a contração do útero, melhorando assim o desconforto. Role a bolsa de água quente sobre a área por alguns minutos para aliviar a dor.
Verdade!
Como a pílula já contém hormônios, seu corpo não precisa produzi-los, dessa forma a mulher não ovula. Sem ovulação, a produção de prostaglandina será reduzida, o que contribui para que existam menos contrações, já que essa substância estimula a contração uterina, e com isso podendo causar cólicas.
Verdade!
Alimentos que contêm cálcio e magnésio (como leite e laticínios, vegetais e grãos) podem ajudar a aliviar o desconforto. Outra dica é apostar em peixes e vegetais como salmão e brócolis, pois eles contêm ômega-3, que contém efeitos anti inflamatórios que ajudam a aliviar as cólicas.
Mito!
Assim como andar descalço, beber alguma coisa gelada, entrar na piscina ou dormir com a cabeça molhada, não tem nada a ver com cólica.
Verdade!
Quando fazemos exercícios físicos, o corpo libera o hormônio endorfinas, o que nos traz bem-estar e relaxamento. Meninas que se exercitam regularmente têm tendência a terem menos cólicas. Se este não for o seu caso, procure uma opção mais superficial para evitar o aumento do desconforto durante este período.
Sabemos que ser mulher não é fácil, e a sua rotina não pode ser alterada por causa das cólicas, mas esperamos que com essas informações sobre o que é mito ou verdade, você possa escolher as melhores opções para poder aliviar esses incômodos que chegam todo mês.