Você é uma pessoa que ficou doente muitas vezes consecutivas? Mesmo se você estiver gripado ou resfriado, precisa de mais tempo que as outras pessoas para se recuperar? Atenção, tome cuidado, pois isso pode indicar um problema de imunidade.
O termo imunidade se refere ao sistema imunológico, um complexo conjunto de células que tem a função de defender o organismo contra doenças, infecções e tumores. Portanto, essas células lutam contra bactérias, vírus, fungos e outros parasitas para manter o corpo saudável.
A imunidade pode ser dividida em dois tipos: congênita e adquirida. A primeira categoria refere-se à imunidade que o indivíduo já possui. Ou seja, sempre existirá em indivíduos saudáveis.
Essa imunidade tem a característica de atuar rapidamente, evitando o aparecimento de microrganismos. A imunidade congênita é formada por células especializadas, como neutrófilos e macrófagos, e células solúveis, como quimiocinas e citocinas.
Por outro lado, a imunidade adquirida ocorre quando em contato com um agente invasor que pode ser um vírus ou bactéria. Depois que o corpo humano entra em contato com a substância, certas células do sistema imunológico são ativadas, criando agentes defensores para o nosso organismo.
Para que o corpo se defenda, ele deve equilibrar sua resposta imunológica. No entanto, devido a muitos fatores, o corpo humano é mais suscetível a infecções quando sua imunidade está enfraquecida.
A seguir, vamos falar sobre alguns dos sintomas mais comuns desta condição.
Você costuma ter infecções repetidas, como amigdalite, herpes ou apenas doenças simples, mas que levam tempo para passar? Isso pode indicar que sua imunidade esteja fraca.
Isso ocorre, porque esses tipos de infecções indicam que a taxa de reprodução dos microrganismos é maior do que a capacidade do sistema imunológico de criar a defesa para combatê-los.
Com que frequência você se sente sem disposição ou com corpo mole? Bem, isso pode indicar que sua imunidade está fraca. Isso ocorre porque seu corpo não tem células de defesa suficientes para proteger seu organismo.
A diminuição da atividade do sistema imunológico pode ocorrer devido a várias condições. Por exemplo, podem ser condições emocionais ou físicas. Aqui estão alguns motivos.
Pessoas que passam várias horas para conseguir adormecer podem apresentar imunidade baixa. Isso ocorre porque o sono ajuda a descansar o corpo e também pode regenerar células e regular as funções do corpo, incluindo a imunidade. É por isso que as pessoas com distúrbios do sono acabam com a imunidade enfraquecida e, portanto, não conseguem restaurar a energia que gastam o dia todo.
Você verificou se sua dieta é equilibrada? Você tem o hábito de comer vegetais e frutas na maioria das refeições? Se isso não acontece, tudo bem, porém indica que sua dieta não é boa, o que pode levar ao enfraquecimento da sua imunidade. Uma alimentação saudável é essencial para prevenir e tratar várias doenças. Os nutrientes presentes nos alimentos saudáveis fazem com que todo o corpo funcione normalmente.
O estresse é um dos maiores vilões da humanidade. Em momentos de grande estresse, as pessoas liberam toxinas que são prejudiciais ao sistema imunológico. Portanto, se você deseja aprimorar seu sistema, livrar-se desse mal é essencial no mundo moderno.
O consumo de bebidas alcoólicas em excesso também pode prejudicar a imunidade. Isso ocorre porque o fígado é responsável por metabolizar o álcool, mas só pode metabolizar uma certa quantidade de álcool por hora.
Se um indivíduo começar a beber excessivamente, o fígado terá dificuldade em eliminar todo o álcool do corpo. Portanto, mais álcool flui para o sangue, o que vai causar danos ao sistema imunológico.
Para melhorar a imunidade, é essencial ter um estilo de vida equilibrado. Por exemplo, é aconselhado que você melhore seus hábitos alimentares, preferindo alimentos mais saudáveis que estimulem o sistema imunológico.
-> Coma frutas cítricas
-> Evite o sedentarismo
-> Tenha uma boa noite de sono
Abandonar os maus hábitos é tão importante quanto formar hábitos saudáveis. Por exemplo, tabagismo e alcoolismo. Eles prejudicam o corpo e até a vida social das pessoas.
Ter uma alimentação equilibrada e colocar limites em relação a certos hábitos vai contribuir bastante para uma vida mais saudável e com uma imunidade cada vez melhor.