Nesta luta desigual, é possível que as farmácias de menor porte consigam competir com as grandes do mercado? Venha com a gente neste conteúdo para saber mais sobre o assunto.
Em uma luta desigual entre grandes e pequenas redes, as que são de menor porte estão procurando produtos alternativos para poder sobreviver junto à concorrência das grandes redes de varejo farmacêutico. Na luta pela sobrevivência de seus estabelecimentos, as pequenas redes buscam se utilizar de agilidade, personalização e associacionismo para poder combater de uma melhor forma as grandes redes do mercado. Por outro lado, as grandes redes de lojas estão se aproveitando da vulnerabilidade dos menores, para poder tomar ponto de vendas em que as menores já dominavam.
O receio sobre o mercado das farmácias independentes se justifica, pois em todo o país, a expansão das grandes redes de farmácias tem se tornado cada vez mais relevante, o que traz uma série de consequências para o varejo, o setor de distribuição e até mesmo para a indústria farmacêutica.
Se considerarmos o fato de que muitas farmácias independentes faturam em torno de cinquenta a cem mil reais, e o faturamento das grandes redes de lojas chega a um milhão de reais por mês, não é difícil avaliar o impacto desses gigantes no dia a dia das pequenas farmácias.
Diante disso, as pequenas farmácias têm o apoio da Federação Brasileira das Redes Associativistas e Independentes de Farmácias (Febrafar). Uma organização que promove o espírito empreendedor de pequenos e médios varejistas da indústria farmacêutica. A associação disse ter acesso a novas tecnologias que simplificam o negócio das farmácias conectadas. Essa entidade existe em 48% dos municípios brasileiros e consegue alcançar 78% da população brasileira. Segundo dados da Febrafar, atualmente existem 60 redes de farmácias, com lojas em 27 estados e no Distrito Federal. São mais de 10 mil lojas integradas às redes associadas à Febrafar, que atendem clientes em cerca de 2.900 municípios.
Hoje em dia, as farmácias não se limitam apenas ao comércio de medicamentos em seus estabelecimentos, mesmo as menores instituições incluem muitos produtos e serviços que promovem a melhoria da qualidade de vida e da saúde do cliente. Suprimentos médicos,cosméticos e até perfumes são produtos que estão sendo vendidos nas drogarias.
As pequenas empresas devem buscar diferenciais para competir com as grandes redes, não tem tempo de ficar parado e se lamentando. Um bom caminho é investir em serviços personalizados e sempre buscar a fidelização do cliente. Nem sempre o critério de preço vai ser o ponto determinante. Com as crescentes demandas dos consumidores, a limpeza, organização e postura dos estabelecimentos, a qualidade e variedade dos produtos e serviços, a simpatia dos funcionários e proprietários e serviços de alta qualidade são essenciais para influenciar positivamente nas vendas.
É importante que o gestor de uma farmácia de pequeno porte avalie bem o perfil de seus clientes, os que moram na região onde a loja está inserida em geral, são os mais importantes.
Está disposto a oferecer serviços adicionais e diferenciados como aplicação de injeções, entregas grátis a partir de determinado valor de compra e disponibilizar espaços para promoções e ações de PDV, podem servir como um grande atrativo para os clientes locais.
Apesar de ter uma batalha difícil pela frente, as pequenas redes de farmácias independentes têm suas vantagens para conseguir sucesso neste embate.
Aproveitar que tem o atendimento mais personalizado e próximo do seu cliente, para poder entender melhor o que precisam e ajudar da melhor forma, existe a possibilidade de criar programas de fidelidade com descontos, criar um elo.
Não pode ser como antigamente esperar que o cliente compre com você porque é mais perto e pronto. Existem novas formas de atrair os clientes da região.
Aproveitar o marketing sazonal dependendo das épocas do ano, utilizar pequenas campanhas com marketing digital (acredite, pode ser feito sem grandes investimentos) e mais algumas ações pontuais por produtos fazendo parcerias com as distribuidoras e fábricas.
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