A competitividade do mercado exige que os gestores se atualizem constantemente, e o meio digital e tecnológico é uma forma de manter o mais alto nível de gestão. Entre as muitas opções de software, aplicativo e serviços de terceirização, saber em qual e como investir pode ser um desafio. É preciso planejar, identificar as oportunidades, preparar a equipe e colocar a mão na massa.
O investimento nessas ferramentas deve ser realizado o quanto antes, e não esperar um momento de crise ou turbulência para agir. Não espere chegar o momento de perder clientes para concorrentes de mesmo porte, que possuem uma maior velocidade de atendimento e que conseguem chegar até o cliente de forma mais simples e rápida. Neste caso, é difícil recuperar o tempo e o terreno que foi perdido.
Toda farmácia ou drogaria precisa de ferramentas modernas para colocar seu negócio para frente. Para se destacar no mercado farmacêutico, além dos problemas técnicos e específicos da área, é preciso buscar diferenciais relacionados à gestão do negócio.
Nesse contexto, a utilização de ferramentas ideais para auxiliar e otimizar processos deve fazer parte da rotina de todo gestor da área.
Pensando nisso, listamos seis serviços da sua farmácia que podem ser melhorados com ajuda de um software.
Além de serem excelentes meios de comunicação, as mídias digitais e as redes sociais estão se tornando cada vez mais eficazes no atendimento aos clientes, afinal, são muito práticas e a maioria do público utiliza a maioria delas. Plataformas como WhatsApp e Instagram podem receber pedidos e falar diretamente com clientes e seguidores, o que vai simplificar o processo para ambas as partes e evitar o preenchimento de formulários enormes e desgastantes. Além disso, você também pode usar o gerenciador de mídia social, onde pode exibir tudo na mesma tela. Tudo bem rápido e de forma simples.
Não importa como você recebe seu pedido, seja de forma online ou presencial, ele pode ser cadastrado no sistema inteligente, evitando acúmulo de arquivos, preenchimento incorreto e desperdício de papel. Além disso, é possível alterar o estado do processo produtivo, atualizar os clientes e automatizar a farmácia, agregando valor à marca.
Se você ainda não tem um sistema que realiza esse controle, uma opção seria atender temporariamente a essa necessidade criando uma planilha e organizando os pedidos em uma plataforma gratuita na web. Embora o papel ainda seja usado em muitos lugares, vale a pena adaptá-lo para o meio digital. No entanto, o mercado hoje oferece sistemas com soluções intuitivas para solucionar esse tipo de problema.
A gestão de estoque da drogaria é um dos pontos-chave de sua modernização. Ao utilizar um bom sistema informatizado, esse processo se torna mais fácil, rápido e flexível.
Todo o controle de estoque pode ser realizado de forma objetiva para evitar encalhe ou escassez de produtos. Além disso, é possível entender e criar diferentes portfólios de produtos e outras formas de maximizar resultados.
Outra vantagem importante de um bom software é o relatório de falhas, que ajudará na execução de novos pedidos. As compras também ficarão mais fáceis e o processo de transferência entre lojas ficará mais fácil, porque essas soluções podem controlar as transações de forma mais eficaz.
Cursos a distância e e-books são uma forma muito simples de aprender algo rapidamente e de forma gratuita, então usá-los para treinar a equipe pode ser uma boa estratégia. Existem plataformas, sites e empresas profissionais no mercado que fornecem ou vendem esses materiais para farmácia. De modo geral, os motivos mais importantes para o treinamento da equipe são o atendimento no balcão, a exposição de novos produtos e o treinamento das equipes de propagandistas e farmacêuticos.
O treinamento e a coleta de resultados exigem tempo e esforço de todas as partes, portanto, as ferramentas online que podem ser usadas para o treinamento podem ser de grande ajuda. O estudo desses materiais complementa o aprendizado no ambiente de trabalho e amplia o conhecimento dos colaboradores.
A avaliação do nível de satisfação e perfil dos clientes é imprescindível para que você possa mapear melhor os a postura e expectativa deles e possam conduzir um treinamento direcionado a sua equipe.
Farmácias modernas com boa gestão precisam de ferramentas de controle financeiro.
Um passo importante para concretizar a modernização das drogarias é investir em um software que possa auxiliar no controle de contas a pagar e a receber, conseguindo o cruzamento de dados e refinamento do fluxo de caixa.
As farmácias também devem contar com a emissão automática de boletos. Além da praticidade, esse processo também evita erros e retrabalho, permitindo que seu departamento financeiro se concentre em outras questões de negócios mais importantes.
Quando se trata de vendas, outra ferramenta importante é o controle do cliente. O manejo correto dessa área em uma farmácia será diferente, então há uma diferença na tecnologia utilizada. Por exemplo, com a ajuda de um software de gerenciamento, você pode obter informações sobre quem são todos os clientes da farmácia.
Esses dados podem ser usados para ofertas especiais e descontos personalizados, que podem aumentar sua base de clientes. Além disso, você poderá entender o ciclo de exercícios mais longo da farmácia, bem como a curva de produtos com maior rendimento, além de outros dados que podem ser usados para diferentes operações.
Neste artigo, você viu várias ferramentas de farmácia e como elas podem modernizar seu negócio. Como vimos, a tecnologia é sua maior aliada, e é importante que você procure um bom software para fazer essa gestão.
Um mesmo local em que você possa combinar todas essas ferramentas para trazer praticidade, economizar recursos e otimizar processos, e poder trazer muitos benefícios para sua farmácia.
Não deixe para depois!!