Sabia que existem várias dúvidas em relação a Tensão Pré-Menstrual? Conheça neste conteúdo, 8 Mitos e Verdades sobre a TPM no conteúdo abaixo.
A Tensão Pré Menstrual, mais conhecida como TPM, são alguns sintomas físicos e psicológicos que aparecem no período anterior, cerca de uma ou duas semanas, à menstruação. A duração dela varia de mulher para mulher, podendo desaparecer logo no primeiro dia do fluxo menstrual ou durar até o fim dele.
Os sintomas também aparecem de formas diferentes em cada mulher e podem ser, por exemplo, estresse elevado, mau humor, vontade constante de chorar, dor de cabeça, cansaço, enxaqueca, inchaço nas pernas, oleosidade na pele, insônia, entre outros. Vale dizer, também, que muitas vezes, as mulheres podem confundir os sintomas da TPM, pois existem muitos mitos em volta dela.
Os sintomas da TPM podem acontecer de forma diferente entre as mulheres. É um período que mexe com hormônios que interferem no sistema nervoso. A medicina separou a TPM em cinco tipos diferentes, que podem acontecer em períodos diferentes ou ao mesmo tempo.
Entre eles temos:
A TPM tipo A está associada à ansiedade. Isso porque há a queda do hormônio estrogênio, que ajuda a baixar a tensão, e maior liberação de adrenalina e cortisol, dupla que contribui para o estresse. Os principais sintomas da TPM tipo A, portanto, são:
A TPM tipo C está associada em especial à compulsão alimentar. Ela recebe a classificação C porque vem do inglês craving, que significa desejo. Se no período da menstruação ou antes dela a mulher prefere as comidas mais gordurosas ou consome muito chocolate que tem guardada em casa, esse é o tipo de TPM.
Os sintomas que se encaixam na TPM C são:
A TPM do tipo D está associada aos sintomas depressivos. Os principais sinais dessa TPM são:
A TPM tipo H está relacionada à palavra “hidratação”. Afinal, essa tensão pré-menstrual está associada principalmente com a retenção de líquidos e suas consequências. Pessoas que tem a TPM do tipo H sentem:
Existem outros sintomas menos comuns que também podem estar relacionados à TPM. Esses sintomas foram agrupados e classificados como TPM tipo O – referente a “outros” sintomas. Entre eles estão:
Após saber dessas informações importantes, vamos aos mitos e verdades sobre a TPM.
R- Mito
No período da TPM é provável que a mulher fique mais inchada, devido a retenção de líquidos. É provável que esse inchaço aumente em até 2kg o peso normal, mas esse não é um aumento de peso real, já que é apenas durante esse período.
R- Verdade
Durante o período pré-menstrual em que as tensões ficam mais fortes e intensas, a prática das atividades físicas é bem aconselhada. Isso acontece, pois a prática de exercícios libera substâncias como a endorfina que promove a sensação de bem-estar e alegria. Com isso, facilitando a vida da mulher neste período.
R – Verdade
O uso da pílula anticoncepcional pode ajudar a amenizar os sintomas, mas não acabar com eles totalmente. Ela regula o ciclo menstrual e ajuda na tensão e nervosismo da mulher, por exemplo.
R- Mito
A verdade é que a Tensão Pré-Menstrual não tem cura, mas as mulheres possuem maneiras para tentar escapar através de exercícios, terapias e alimentação saudável. Também é possível que o uso do anticoncepcional ajuda bastante nos sintomas. Para tal, visite a ginecologista! Ela poderá te indicar qual é o tipo mais indicado para você.
R – Mito
No período da TPM é normal ocorrer mudanças de humor nas mulheres, pois o hormônio serotonina (responsável pela sensação de bem estar) é o primeiro que sofre alterações nesse período.
R – Verdade
A TPM masculina é conhecida como Síndrome do homem irritável e é causada pela baixa produção de testosterona. Ela pode acontecer em qualquer momento da vida de um homem, diferentemente da TPM feminina, que só ocorre no período que precede a menstruação.
R – Mito
A TPM não se agrava caso a mulher opte por não engravidar. A intensidade dos sintomas da TPM não tem ligação com gravidez ou filhos.
R – Mito
A TPM pode acontecer em mulheres de todas as faixas etárias, porém, é mais comum nas de 20 até 40 anos.
É normal que todas as mulheres tenham TPM, porém, se você ou alguém que você conhece sofre com uma intensidade bem maior que a maioria, procure um médico para averiguar se existe algum problema em seu corpo.
Neste post falamos sobre mitos e verdades a respeito da TPM. Se gostou, compartilhe com amigos e familiares que possam se interessar.
Fiquem ligados em nosso blog para saber sobre assuntos relacionados à saúde e bem estar.