Ansiedade provocada pelo isolamento pode causar dificuldade para dormir. Veja como criar uma rotina de sono neste período de quarentena.
O período de isolamento mudou os hábitos de muitas pessoas, incluindo a hora de dormir.
A pandemia do novo coronavírus (COVID-19) ocasionou situações às quais a sociedade não estava acostumada. Muitos trabalhadores perderam seus empregos, ou simplesmente tiveram que trabalhar em home office, como as crianças também tiveram sua rotina alterada, já que não podem ir à escola neste período. O isolamento é importante para prevenir a propagação do vírus, mas a adaptação a novas rotinas não é fácil e pode afetar a saúde mental, alimentação e sono.
O confinamento causa mais ansiedade do que o normal, o que pode levar a noites sem dormir. Passar noites sem dormir pode levar à diminuição da imunidade, alterações de humor, aumento do estresse, dores de cabeça e ainda mais suscetibilidade a doenças cardiovasculares. Uma boa noite de sono pode mudar a qualidade de vida.
A falta de sono ou a dificuldade em ter uma boa noite de sono afetam diretamente a qualidade de vida das pessoas, pois essa falta de descanso correto, ajuda a reduzir a capacidade de concentração durante o dia e também pode levar a alterações de humor. Além disso, quando a má qualidade do sono se torna frequente, o apetite e os problemas de saúde podem mudar, como o desenvolvimento de estresse, ansiedade e falha de memória.
Portanto, separamos algumas dicas para ajudá-lo a dormir bem durante esse período mais crítico:
Mesmo que você não possa ir para a cama cedo, desenvolva o hábito de se deitar na mesma hora, porque quando a noite chegar, seu cérebro saberá que é hora de ir para a cama. Lembre-se de dormir pelo menos 7 a 8 horas por noite e evitar cochilos durante o dia todo para não perder o sono à noite.
Um bom segredo para respeitar a hora de dormir é ativar um alarme no telefone para lembrá-lo da hora de dormir. Além disso, para evitar longos períodos de sono e insônia à noite, pode ser interessante colocar o despertador longe da cama, pois assim as pessoas devem se levantar para desligar o despertador e, desta forma, vai ativar mais fácil seu relógio biológico.
Tente jantar algumas horas antes de ir para a cama para completar a digestão. O ideal é priorizar alimentos leves à noite e evitar alimentos gordurosos. Alimentos muito pesados podem causar refluxo e outros sintomas estomacais, além de interromper o sono.
Evite bebidas estimulantes como Coca-Cola, café, chá preto, chá verde e alguns refrigerantes, no período de até 4 horas antes de dormir, pois, você pode ficar mais ativa e com dificuldade para adormecer. Além disso, você deve evitar comer em grande quantidade durante o jantar.
O indicado é que a pessoa escolha uma bebida que facilite a chegada do sono, como um copo de leite morno ou um copo de vinho tinto.
É muito importante se exercitar por pelo menos 30 minutos por dia, de preferência antes das 9 horas da noite, porque o exercício consumirá mais energia e aumentará a necessidade de descanso ao longo do dia. Por exemplo, pessoas que têm problemas para assistir às aulas de educação física podem tentar caminhar ou andar de bicicleta.
Para reduzir a ansiedade e o estresse, fatores que afetam a qualidade do sono, você pode e deve manter contato com amigos e familiares pela Internet ou telefone; fazer suas atividades favoritas, como cozinhar, dançar ou escrever (escrever pode ser muito útil nestes horários). O ideal é que você tenha controle do consumo de informações negativas que aparecem por diversos canais, pois, muitas notícias podem aumentar a ansiedade e impedir que fiquemos alertas por mais tempo, o que também pode interferir no sono.
Antes de ir para a cama, é importante desligar a luz e deixar apenas uma luz acesa, de preferência amarela, porque é boa para dormir, como indica a cromoterapia. Como alternativa às lâmpadas, você pode acender velas. O objetivo é tornar o ambiente confortável, estimulando o sono e permitindo que você durma bem.
O ideal é que a pessoa só se deite na cama quando estiver com sono e, porém, buscar ler um livro sob uma luz ligeiramente fraca pode ser uma boa opção. É importante priorizar a leitura de coisas que trazem paz e tranquilidade, como evitar a leitura de livros ou histórias que aumentem a tensão e o estresse.
Televisores, computadores ou outros dispositivos eletrônicos devem ser desligados cerca de 30 minutos antes da hora ideal de dormir. É importante que as pessoas se desliguem desses dispositivos, para que a mente possa estar mais relaxada e propícia a pegar no sono.
Se você ainda não consegue dormir mesmo depois de seguir essas etapas, procure ajuda médica de um especialista em distúrbios do sono.
É importante cuidar do seu sono. Não deixe para depois, já que esses problemas podem ajudar a desenvolver diversos outros.
Se gostou do nosso conteúdo, curta e compartilhe com familiares e amigos.