A boa gestão de uma farmácia depende de uma série de fatores intimamente relacionados à sustentabilidade do negócio, como organização e planejamento.
Dominar a produção, o manuseio e o uso de medicamentos é um dos pilares para dominar o sucesso das farmácias, mas para que a empresa tenha sucesso também é preciso saber gerenciá-los.
Somente quando as ações realizadas são monitoradas da forma correta, os pilares básicos do empreendimento podem produzir os resultados esperados. Isso pode ser feito por meio da coleta, registro e análise de dados apropriados para a tomada de decisões.
Neste artigo, selecionamos 5 dicas de gestão que podem ajudar no sucesso de uma farmácia. Conheça todas!
O controle financeiro é uma responsabilidade que os empresários e farmacêuticos não podem ignorar. A entrada e saída de todos os recursos da farmácia devem ser registrados para entender o que cria valor para a empresa e quais são os principais gastos.
Você pode usar planilhas ou software especializado para este controle. O mais importante aqui é que o gestor possa ver claramente o fluxo financeiro e entender os motivos dos ganhos e perdas da empresa.
A farmácia tem que lidar com todos os tipos de pessoas. Neste caso, não estamos falando apenas de clientes, mas também dos colaboradores. Uma boa equipe de funcionários é fundamental para que o trabalho seja realizado da melhor forma.
No entanto, manter a equipe motivada e alinhada aos objetivos culturais e do negócio é um desafio constante. Esta é apenas uma das tarefas da gestão de pessoas, ainda é preciso estar atento à capacidade técnica dos profissionais contratados e ao correto relacionamento entre os departamentos.
Para mantê-los “atualizados” com o mercado, novas tecnologias, novos conceitos e boas práticas, é fundamental promover a capacitação e a reciclagem. Mesmo online (conveniente), cursos, workshops e palestras podem ajudar a ampliar os horizontes dos funcionários e atualizar seu desempenho em face da turbulência do mercado.
Embora existam vários softwares que podem ajudar na gestão de farmácias, muitas dessas empresas têm dificuldade em delinear todos os processos que são comuns na realidade.
No entanto, na maioria dos casos, por exemplo, as informações sobre entradas, entradas e saídas de medicamentos e CRM não estão bem integradas em um só lugar, levando a um gasto de tempo desnecessário e dificuldade em otimização dos processos.
Portanto, a melhor saída é utilizar um aplicativo que possa ser customizado de acordo com as necessidades exclusivas da farmácia. Portanto, além do sistema geral, você também precisa encontrar especialistas que sejam sensíveis aos detalhes, que podem ajudá-lo.
Os preços das farmácias dependem de fatores como custo, demanda e quantidade do produto, características do cliente e concorrência no mercado. Portanto, considerando o custo do produto, as necessidades e o perfil do cliente da farmácia, além do volume de vendas e compras, fica mais fácil elaborar o preço do produto.
Além disso, comparadas às grandes redes de lojas, as pequenas farmácias geralmente não apresentam boas condições para a compra de produtos. Mas isso pode ser compensado por outras estratégias.
Podem ser realizados acordos direto com a farmacêutica ou com as distribuidoras, criação de campanhas PDV específicas com bonificações, entre outras.
O importante é que sua farmácia consiga promover um valor competitivo e que seja possível obter lucros com ele.
Diferentes matérias-primas e produtos requerem cuidados diferentes. Principalmente pela particularidade da existência, o espaço de armazenamento não deve apenas seguir as normas específicas do assunto, mas também deve seguir as condições organizacionais adequadas.
Em algumas farmácias, podem ser observados espaços estreitos ou compartimentos desnecessários. Um bom planejamento ambiente e soluções feitas sob medida devem ser uma prioridade na resolução de tais situações, que são até melhor evitá-las. Evite também improvisar “pequenas salas”. Armazene os materiais no lugar certo. Isso vai favorecer a distribuição interna com mais facilidade.
Cada drogaria vai ter sua particularidade, porém, independente de tamanho ou porte da loja, a separação e estruturação do espaço de armazenagem deve ser feita corretamente. Deixar esse ponto de qualquer jeito pode prejudicar de forma grave a reposição e distribuição de seus produtos, causando um mal estar no ambiente e queda nas vendas.
Conhecer as necessidades dos clientes, prestar um serviço de qualidade e ter uma equipe bem preparada são as chaves para a fidelização dos clientes. Algumas estratégias podem ser implementadas para conquistar a fidelidade do cliente. Por exemplo, oferecer brindes ou descontos para pessoas que compram regularmente em sua farmácia.
Ter o cadastro do cliente na sua loja vai permitir que você saiba qual tipo de produto ele usa regularmente, pode criar uma estratégia de envio de ofertas e desconto para produtos relacionados e diversas outras coisas.
Criando uma ligação entre farmácia e cliente, você vai poder estreitar essa relação e poder de fato oferecer o que ele precisa da melhor forma e até atender as necessidades de forma mais rápida.
Os fatores citados neste conteúdo são de bastante importância para se poder gerir bem uma farmácia. E com essas informações você vai poder ter um olhar mais detalhado, e poder enfrentar de uma melhor forma os desafios que poderão aparecer.
Claro que existem outros fatores e informações que podem ser abordados em relação a gestão de farmácias. Por isso, que estaremos adicionando conteúdo novo periodicamente em relação a assuntos sobre gestão de farmácias, aumento de vendas e melhor atendimento ao cliente.
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