Neste artigo, será possível entender como realizar uma excelente gestão farmacêutica, padronizar processos e garantir resultados exponenciais.
Na gestão de farmácias, a padronização de processos é um dos itens mais importantes. Ou seja, garante a redução do número de erros, conflitos interpessoais e perdas materiais com benefícios para as vendas. Portanto, todo o empreendimento se beneficia e pode crescer de forma sustentável.
Organizar os processos de uma farmácia é o primeiro passo para que a empresa consiga visualizar o que pode fazer no momento e até onde pode chegar.
Portanto, é necessário saber criar fluxogramas, eliminar gargalos, otimizar a comunicação interna e incluir a padronização do dia a dia e promover técnicas de organização e controle.
Com tudo isso em mente, criamos um guia especialmente para você. Confira!
O fato é que todas as etapas precisam ser organizadas e padronizadas para poder aumentar as vendas, reduzir custos e atender às necessidades dos clientes internos e externos. Mas, afinal por onde você começa? Quais processos devem ser priorizados?
Diante de vários processos que asseguram o bom funcionamento de uma farmácia, destacamos alguns:
De acordo com cada drogaria, esse contexto pode variar. É necessário determinar onde há mais problemas e onde os processos têm maior impacto nos resultados.
Faça um balanço de sobre qual resultado quer alcançar, e comece a melhorar os seguintes pontos:
Otimizando os processos você vai poder enxergar o todo de uma forma mais assertiva, e poder fazer os ajustes necessários sem perder tempo.
Independentemente do tamanho da drogaria, você precisa manter uma comunicação tranquila e eficaz. Segundo Peter Drucker, considerado o pai da gestão moderna, mais de 60% dos problemas e conflitos internos decorrem da falta de diálogo.
Por este motivo, apenas usar os antigos quadros de mensagens ou as tradicionais caixas de sugestões não é suficiente. É necessário investir em ferramentas mais modernas, como softwares específicos, para facilitar a colaboração e o compartilhamento de dados entre os membros da equipe.
Crucialmente, todo gestor de farmácia, incluindo o dono, deve se comprometer a resolver esses tipos de problemas. Os líderes são responsáveis por disseminar informações importantes para garantir que cheguem aonde deveriam em tempo hábil e da forma correta.
Este método surgiu no Japão após a Segunda Guerra Mundial e visava melhorar a forma como os gestores organizam seus espaços. É representado por 5 palavras japonesas, começando com a letra “S”. Veja:
Se você identificou os processos que precisam de melhorias e desenvolveu um plano (ou fluxograma) para a padronização e adequação de cada processo, então é hora de implementar o plano. Lembre-se que, para obter resultados, você precisa colocar as ideias em prática.
Identifique, planeje e depois atribua as responsabilidades para os membros da equipe de forma correta. Esse tipo de ação, vai contribuir diretamente para o sucesso na padronização e organização dos processos na farmácia.
Com a evolução da tecnologia e do mundo digital, as empresas podem otimizar suas estratégias e processos de forma mais assertiva para poder conquistar seus objetivos.
Lembre-se que a adaptação às novas necessidades tecnológicas, principalmente mantendo a competitividade do negócio em relação aos concorrentes, será cada vez mais importante. Dessa forma, bons resultados também podem ser obtidos nas atividades do dia a dia.
Com o software certo, você pode criar um plano de ação, compartilhar os dados necessários em tempo real, anexar fotos e comentários e outros recursos. Com tudo isso, você vai conseguir agilizar seus processos e beneficiar a empresa como todo.
Agora você está por dentro do assunto, aproveite para otimizar a gestão da sua farmácia e garantir que processos padronizados possam trazer resultados reais.
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