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Vitamina C: Por que ela é tão importante para a prática de exercícios físicos?

O ácido ascórbico está cada vez mais presente na dieta de atletas e praticantes de treinamentos físicos. Os benefícios vão desde o aumento da imunidade como o suporte na recuperação de atletas.

Força e energia. Essas palavras têm um significado específico quando relacionadas a atletas e hábitos de exercício: Vitamina C! Os nutrientes de longa data em frutas e vegetais sempre foram sinônimos de suplementos naturais, que podem fornecer mais força, energia e disposição para organismos que desafiam a sobrecarga física e o treinamento de alta intensidade dia após dia. Porém, você sabe por que essa substância é tão poderosa para o nosso desempenho?

A vitamina C (ácido ascórbico) não é produzido pelo corpo humano, por isso deve estar presente nos alimentos ingeridos ou em suplemento alimentar. A ingestão do ácido ascórbico é essencial porque ele não pode ser sintetizado ou armazenado.

A sua principal vantagem reside na grande quantidade de antioxidantes, ingredientes estes que ajudam a proteger o sistema de defesa do nosso organismo. Desta forma, essas substâncias irão reduzir a possibilidade de doenças durante o esforço muscular e, assim, fortalecer naturalmente o corpo, proporcionando mais energia e disposição.

Algumas características importantes da vitamina C:

Ajuda no combate a anemia: A vitamina C auxilia na absorção de ferro dos alimentos.

Colágeno: Colabora na formação do colágeno contribuindo para a elasticidade e resistência da pele.

Energia: A vitamina C também ajuda no metabolismo energético do nosso organismo.

As vitaminas não são uma fonte direta de energia para o exercício, mas participam de processos metabólicos de maneiras importantes, especialmente nas reações que regulam a produção de energia, a síntese e a degradação de compostos. Portanto, é importante que as pessoas que praticam exercícios físicos incluam na dieta quantidades adequadas de vitaminas, principalmente do complexo C, que podem atuar como antioxidantes e ajudar na prevenção de possíveis danos.

Além dos vegetais como tomate, pimentão, a couve e o repolho, a vitamina C também pode ser encontrada em frutas cítricas, como limões, laranjas e tangerinas. 

Uma adição importante a essa equação é a junção do zinco a vitamina C.

A combinação entre essas duas substâncias age de forma em que seu organismo vai conseguir multiplicar as defesas, fortalecendo a sua imunidade contra vírus e infecções indesejadas. O zinco também desempenha papel importante para o melhor aproveitamento da Vitamina C.

Portanto, manter um cardápio rico em ambas as fontes é uma parte importante de uma dieta para a prática de exercícios físicos.

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