fbpx

Tudo o que não contaram para você sobre absorção nutritiva pós-cirurgia bariátrica

No meio de tanta informação, como saber o que é verdade e o que não é quando se fala sobre absorção de nutrientes no pós-cirúrgico de bariátricas?

De fato, a realização da operação diminui a capacidade de absorção pelo organismo, porém algumas cirurgias podem comprometer mais que outras.

Tipos de cirurgia

Os quatro tipos de cirurgia bariátricas autorizadas no Brasil e EUA são o bypass gástrico, a gastrectomia vertical, derivação biliopancreática e banda gástrica ajustável, cada uma com sua função e finalidade.

O que deve ser levado em consideração é se a cirurgia de redução tem objetivo disabsortivo ou simplesmente restritivo.

Cirurgias restritivas

Cirurgias com finalidade restritivas, como a banda gástrica ajustável, têm menos incidência de deficiência nutricional no pós-cirúrgico, justamente por não ter característica disabsortiva, sendo a suplementação polivitamínica suficiente para suprir qualquer tipo de baixa nutritiva.

Cirurgias disabsortivas

As cirurgias com características disabsortivas tem caráter mais complexo e são frequentemente fator de deficiência nutritiva.

Na cirurgia de derivação biliopancreática, por exemplo, a falta é maior em vitaminas A, D e K, zinco e ácidos graxos essenciais.

No bypass gástrico, técnica mais utilizada no Brasil e EUA, a deficiência é maior em vitamina B, ferro e ácido fólico.

Nas cirurgias de derivação biliopancreática/Duodenal Switch (DBP/DS) o cenário é mais crítico: apenas 28% dos lipídios ingeridos são absorvidos.

Deficiência de macronutrientes

A deficiência de proteínas é apontada como principal entre os macronutrientes. A desnutrição proteica é uma grave complicação metabólica, observada principalmente no pós-operatório realizado tardiamente. 

É observada principalmente em técnicas disabsortivas e mistas (DBP/DS e BGYR), mas pode estar associada a reações típicas da cirurgia. Anorexia, vômitos, intolerância alimentar, entre outros, podem agravar ainda mais o problema.

Faça como o combinado

O ideal é avaliar melhor qual é a cirurgia mais apropriada a sua realidade e objetivos, além de preparar-se o quanto antes para o novo estilo de vida.

Procure por uma equipe multidisciplinar durante o período anterior à operação para minimizar os riscos e possibilidades de complicações em médio e longo prazo.

É importante também fazer um levantamento completo antes da cirurgia para encontrar o equilíbrio na ingestão de calorias e nutrientes na sua dieta.

Já no pós-cirúrgico, faça como o combinado com a equipe e siga a risca as orientações médicas. Escute os apontamentos e tome a suplementação polivitamínica com rigor.

Bariat XR

Você conhece o Bariat XR? 

Suplementação pós-cirurgia bariátrica com técnica de liberação prolongada (Extended Release), o Bariat XR é um dos mais recomendadas por nutricionistas e cirurgiões. As proteínas e minerais são liberados no organismo durante um período de 12 horas, aumentando a capacidade de absorção do corpo e, consequentemente, sua biodisponibilidade. Saiba mais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Translate »