Horário de funcionamento
Seg-Sex: 7:00 - 17:00
Saúde Mental
13/07/2021

Principais alimentos que contribuem para a sua Saúde Mental

Saúde
4 min de leitura

A alimentação afeta a nossa saúde, mas, ao contrário do que muitos pensam, não reflete apenas as condições físicas. Os alimentos que ingerimos afetam também nossa saúde mental e sua importância não pode ser subestimada.

 

Possuir uma boa alimentação pode, até mesmo, ajudar na recuperação de transtornos mentais, como ansiedade e depressão.

 

De acordo com o nutrólogo Roberto Navarro, nosso cérebro produz substâncias chamadas neurotransmissores, que controlam muitas funções cerebrais. Um desses neurotransmissores, a serotonina, pode trazer felicidade ao cérebro, regular nossas emoções e dar às pessoas uma “satisfação”.

 

Para que o cérebro funcione adequadamente, é importante alimentá-lo adequadamente. Lembre-se de que tudo o que você come afeta seu cérebro e como ele funciona. Isso significa que se você comer apenas junk food ou comida pobre em nutrientes, seu cérebro terá problemas para funcionar corretamente.

 

Alimentação e a produção de serotonina

 

Se alimentar bem pode ajudar a produzir mais serotonina, aumentar o humor e ajudar a combater a depressão, mas é importante lembrar que isso não pode substituir o tratamento convencional para este tipo de doenças por meio de terapia e intervenção médica.

 

Alguns alimentos podem ajudar em questões da nossa saúde mental. Alguns deles são:

 

  1. Abacate

 

O abacate é uma das frutas mais nutritivas para a saúde do cérebro. Ele contém muitas vitaminas (K, C, B, E) e ácidos graxos ômega 3, que facilitam o trabalho do cérebro.

 

  1. Laranja e maçã

 

Eles se destacam porque fornecem ácido fólico, e o consumo de ácido fólico está associado a uma menor prevalência de depressão. Além disso, por ser rica em vitamina C, a laranja pode promover um melhor funcionamento do sistema nervoso, garantir energia, ajudar a resistir ao estresse e prevenir a fadiga.

 

  1. Peixes gordurosos

 

Graças aos peixes, obtemos DHA (um ácido graxo ômega 3), que é um dos principais componentes das sinapses cerebrais. A falta dessa gordura reduz a função do cérebro e está associada à demência.

 

Os peixes ricos em ômega 3 são salmão, atum, sardinha, arenque, cavala entre outros.

 

4.Grão integrais

 

Os grãos integrais são ricos em aminoácidos e triptofano, que o corpo usa para produzir melatonina e serotonina.

 

A serotonina é conhecida por ser o hormônio que te faz sentir bem, pois melhora o humor e promove o relaxamento do corpo e da mente.Já a melatonina promove e mantém o ciclo do sono de maneira correta.

 

5.Carboidratos complexos

 

O cérebro precisa de energia, que vem da glicose produzida por carboidratos complexos (como macarrão, arroz, vegetais, batata, etc.). Como algumas pessoas pensam, não tenha medo dos carboidratos e não acredite que eles são ruins ou que são a principal causa do ganho de peso.

 

Você deve saber a quantidade exata necessária. Lembre-se de que deve ser aquele que você queimou para que o corpo não armazene o excesso.

 

  1. Ovos

 

Os ovos são uma boa fonte de tiamina e a niacina (vitaminas do complexo B), que colaboram com o bom humor. O número máximo recomendado é um por dia. Pessoas com colesterol alto devem ficar atentas ao consumo excessivo, principalmente evitar fritar.

 

  1. Brócolis

 

Em termos de saúde cerebral, o brócolis é um dos melhores alimentos. Por ser rico em vitamina K, ele vai beneficiar a sua memória. O brócolis também contém selênio, um mineral que ajuda a regular a ansiedade, a depressão e a fadiga.

 

Alguns hábitos que contribuem para sua saúde mental

 

Isso pode parecer óbvio, mas você deve investir tempo e disposição para melhorar a saúde do cérebro. Se você quiser continuar a desfrutar de tudo o que a vida tem a oferecer, deve cuidar da saúde do seu cérebro. Siga as dicas abaixo:

 

  • Pratique exercícios

 

  • Faça Coisas novas

 

  • Descanse bem

 

Esses hábitos juntos com a alimentação ideal vai contribuir bastante para que você tenha uma boa saúde mental.

 

Gostou do nosso conteúdo? Compartilhe com amigos e familiares!

PRODUTOS RELACIONADOS

Visite também a nossa outra seção do blog, que contém dicas práticas e conteúdo útil para gestão de farmácias e distribuidoras de medicamentos.

IR PARA MINHA FARMÁCIA