Fim de ano: organize-se para vender mais (e melhor!)

Festas de fim de ano são um prato cheio para o setor de comércios e serviços. Todo mundo quer  vender mais e a verdade é que se você se organizar, irá ver os resultados aparecerem no seu estabelecimento. 

A crescente do setor de varejo farmacêutico é animadora. No ano passado o setor cresceu 11,76% em vendas, 4x mais do que o varejo nacional como um todo. Fique atento à algumas dicas e esteja pronto na hora de colher os resultados: 

Bom mix – Ofereça um bom mix, que atenda às demandas da época (no verão, estação do Natal e réveillon, a pedida é ter mais protetores solares a mostra e em estoque, por exemplo). Entender como o mercado está se comportando é essencial. Saiba quais produtos estão sendo consumidos durante o período para aumentar o faturamento.

Metas – Ter metas claras e objetivas dirá muito sobre se sua estratégia de vendas e PDV de fim de ano terá sucesso, afinal, se você não mede as variáveis da sua farmácia e faz projeções, como saberá se está funcionando? Trabalhe para ter cada vez mais métricas e indicadores dentro dela e aumente a sua performance, principalmente durante as festividades.

Capacitação profissional dos funcionários – Bons funcionários podem alavancar suas vendas de uma maneira fantástica. Bons vendedores engajam, vendem melhor e vendem mais. Procure funcionários experientes com formação e forme um time de balconistas incríveis, os resultados podem ser surpreendentes.

Decoração – Ter uma decoração, acima de tudo, adequada é uma ótima solução não só para o fim de ano, mas para todas as datas comemorativas. Faça com que as pessoas entendam que a sua drogaria está celebrando a data, mas cuidado para não decorar demais e terminar escondendo produtos, por exemplo.

Conhecer o cliente – Saber o que o seu cliente gosta de comprar e entender os seus hábitos podem ser um aliado e tanto na hora de vender. Oferecer vendas casadas, entender quais os horários de pico da sua loja e fazer um esforço extra para conseguir atender todo mundo vai aproximar a relação entre vocês e quem sabe ele não volte mais vezes para comprar, não é mesmo? 

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