Horário de funcionamento
Seg-Sex: 7:00 - 17:00
Cuide da pele utilizando colágeno
21/07/2021

Colágeno: A influência dele para a beleza e saúde da sua pele

Saúde
6 min de leitura

Entenda a importância do colágeno para a saúde de nossa pele.

 

O colágeno é uma proteína do corpo humano que é essencial para manter uma pele bonita e saudável. Porém, com o avanço da idade, por volta dos 25 a 30 anos, a produção dessa proteína tende a diminuir, desidratando a pele do rosto e apresentando sinais de flacidez.

 

Portanto, é necessário manter hábitos saudáveis ​​e cuidar bem de sua pele todos os dias, pois são métodos que vão estimular a produção de colágeno na pele. O colágeno é uma proteína essencial para o corpo humano para garantir a elasticidade, flexibilidade e hidratação da pele e cartilagem do rosto e corpo.

 

O que é colágeno e qual a sua principal função?

 

O colágeno representa 70% de todas as proteínas da pele e é uma substância produzida naturalmente pelas células. É responsável por manter a estrutura, firmeza e elasticidade.

 

O colágeno não só mantém a pele firme, como também é muito importante para cabelos, unhas, músculos, ligamentos, tendões e articulações. Essa substância pode ser encontrada em certos alimentos, como carnes, gelatina e produtos para a pele e suplementos alimentares.

 

O que acelera a perda de colágeno na pele?

 

Segundo a Academia Brasileira de Dermatologia, os cuidados devem ser iniciados a partir dos 25 anos para minimizar o aparecimento de rugas e manchas na pele. Isso porque, nessa idade, tem início a atividade das enzimas que degradam as fibras de colágeno e a elastina, iniciando assim o processo de envelhecimento. Após os 50 anos, o corpo humano perderá essa proteína em um ritmo mais rápido ainda. É nesta fase que surgem as rugas profundas, as rugas, a flacidez e as alterações do contorno facial.

 

É importante enfatizar que a quantidade de colágeno na pele será afetada e acelerada por uma variedade de fatores internos ou externos. Por exemplo, no caso de dieta restrita e pequena quantidade de fontes protéicas (como carnes brancas e vermelhas), o teor de colágeno pode ser reduzido.

 

Excesso de açúcar, muita exposição ao sol e até o estresse irão acelerar a perda. Os principais sintomas podem ser observados em cabelos ralos, pele solta e perda de elasticidade, aparecimento de rugas e linhas de expressão, emagrecimento da pele e desidratação. Além disso, as unhas enfraquecem e podem aparecer estrias.

Fumar também é um hábito que se deve evitar. Isso ocorre porque as pessoas que têm o hábito de fumar têm menos fibras de colágeno na pele e têm ainda mais probabilidade de envelhecer prematuramente. Além disso, a redução do teor de vitamina C produzirá radicais livres, que destroem e previnem a formação de novas fibras de colágeno.

 

Como fazer a reposição do colágeno?

 

Um composto muito importante para manter a firmeza da pele é a vitamina C, pois possui antioxidantes e auxilia na produção de colágeno. Você pode encontrar em frutas como laranja, goiaba, morango e caju. Além dessa vitamina, você também pode apostar com outros alimentos antioxidantes, pois eles podem combater os radicais livres e contribuir para a função do colágeno. Alguns exemplos desses alimentos são semente de linhaça, tomate e açafrão.

 

Outras formas de aumentar a quantidade de colágeno na pele, além da alimentação saudável, é usar suplementos que possam auxiliar nessa reposição.

 

Hábitos e fatores que podem ajudar na produção de colágeno

 

  • Aposte em alimentos como carnes, peixes, óleo de peixe, gelatina, leite desnatado, frutas cítricas, oleaginosas (castanhas, amendoins), que são boas fontes de colágeno. 

 

  • Hidrate-se bem.

 

  • Evite o estresse, tabagismo e consumo exagerado de álcool.

 

  • Pratique atividades físicas.

 

Se o nosso corpo já produz o colágeno, por que fazer a suplementação dele?

 

Para a construção das proteínas em nosso organismo (como o colágeno), é necessário nos alimentar com proteínas, para que ele tenha matéria-prima para a pele “fabricar” esse tipo de proteína. Entretanto, suplementar com colágeno em cápsulas pode ajudar pessoas que não conseguem manter uma dieta saudável e rica na matéria-prima necessária para essa fabricação.

 

Colágeno Hidrolisado e Seus Benefícios

 

Estima-se que até um terço da proteína do corpo humano seja colágeno. Essa substância é essencial para manter a pele firme.

 

O maior problema é que sua produção começa a diminuir ao passar dos anos, principalmente após os 50. Devido a esse declínio, a pele vai ficando flácida.

 

Por esse motivo, o colágeno hidrolisado apareceu na forma de suplementos alimentares.

 

A reposição de colágeno através da suplementação pode ser uma boa alternativa para melhorar a sua pele.

 

Acredita-se que o colágeno tenha mais de 3.000 aminoácidos. Sua principal função é contribuir para uma boa sustentação da pele. Apesar de tudo, é necessário entender sua forma natural para poder entender para que serve o suplemento.

 

Sua função não é importante apenas para a pele, mas também para a proteção geral dos músculos e ossos. A proteína é responsável por manter as células unidas e segurá-las com firmeza e, de fato, isso se reflete na pele.

 

Agora que você o conhece melhor, veja os seus principais benefícios do colágeno hidrolisado listados abaixo: 

 

  • Previne a celulite

 

  • Fortalece unhas e cabelos

 

  • Aumenta a hidratação da pele

 

  • Previne e trata a flacidez

 

  • Aumenta a firmeza e elasticidade da pele 

 

  • Previne o envelhecimento precoce

 

Quando consumir colágeno hidrolisado?

 

Quando a redução dessa proteína começar a afetar seu corpo, você definitivamente notará alguns dos seguintes sintomas:

 

  • Aumento da flacidez na pele 

 

  • Enfraquecimento dos fios de cabelo e das unhas
  • Celulite

 

  • Perda de brilho dos fios

 

  • Rugas e linhas de expressão no rosto

 

  • Falta de brilho e hidratação na pele

 

  • Estrias

 

A falta de proteínas leva principalmente ao envelhecimento da pele. Portanto, muitas pessoas só percebem isso a partir dos 50 anos, mas sua perda começa ainda mais novo.

 

Da estética à reparação óssea, a substância atua principalmente como um aliado contra os sinais de envelhecimento. Portanto, consumir a substância da maneira certa pode ajudar a sua saúde!

 

Quer dar um UP nos cuidados com a pele? Conheça o Colagevit e se surpreenda. – Link para conhecer o produto AQUI!

 

PRODUTOS RELACIONADOS

Visite também a nossa outra seção do blog, que contém dicas práticas e conteúdo útil para gestão de farmácias e distribuidoras de medicamentos.

IR PARA MINHA FARMÁCIA