fbpx

7 Mitos e Verdades sobre Cólica Menstrual

A cólica está sempre presente na vida das mulheres causando dor e desconforto. De modo geral, muitos segredos sobre como evitá-las ou combatê-las foram passados de mãe para filha. Mas será que todos esses conselhos e dicas são realmente verdade e funcionam?

É sempre bom lembrar que cada mulher possui suas características próprias, por isso, nem todos os sintomas e problemas que você teve em relação a TPM e cólicas, suas amigas e conhecidas também vão ter. Portanto, sempre mantenha suas consultas de rotina com seu ginecologista.

Para tirar as dúvidas sobre a cólica menstrual, separamos 5 mitos e 5 verdades de situações relacionadas a este problema que gera muito incômodo na maioria das mulheres.

  1. A intensidade da dor tem a ver com o fluxo 

Verdade!

A dor pode estar relacionada à menstruação irregular. De modo geral, quem tem o fluxo mais intenso pode sofrer mais. Durante os primeiros três dias de menstruação, a dor geralmente é mais intensa e pode ser acompanhada por outros sintomas, que variam de mulher para mulher. A dor nas costas é a mais comum porque os nervos na parte inferior das costas e no abdome são os mesmos.

  1. Absorvente interno dá cólica

Mito!

A cólica é causada pela liberação do endométrio pelo útero (a membrana que reveste o endométrio e é eliminada pela menstruação). O absorvente interno não toca o útero e não tem nada a ver com dor.

  1. Bolsa de água quente alivia a dor

Verdade!

O calor ajuda a reduzir a contração do útero, melhorando assim o desconforto. Role a bolsa de água quente sobre a área por alguns minutos para aliviar a dor.

  1. O anticoncepcional ajuda a reduzir as cólicas

Verdade!

Como a pílula já contém hormônios, seu corpo não precisa produzi-los, dessa forma a mulher não ovula. Sem ovulação, a produção de prostaglandina será reduzida, o que contribui para que existam menos contrações, já que essa  substância estimula a contração uterina, e com isso podendo causar cólicas.

  1. O tipo de alimentação pode ajudar 

Verdade!

Alimentos que contêm cálcio e magnésio (como leite e laticínios, vegetais e grãos) podem ajudar a aliviar o desconforto. Outra dica é apostar em peixes e vegetais como salmão e brócolis, pois eles contêm ômega-3, que contém efeitos anti inflamatórios que ajudam a aliviar as cólicas.

  1. Lavar a cabeça quando está menstruada, piora as dores

Mito!

Assim como andar descalço, beber alguma coisa gelada, entrar na piscina ou dormir com a cabeça molhada, não tem nada a ver com cólica.

  1. Praticar exercícios faz diferença 

Verdade!

Quando fazemos exercícios físicos, o corpo libera o hormônio endorfinas, o que nos traz bem-estar e relaxamento. Meninas que se exercitam regularmente têm tendência a terem menos cólicas. Se este não for o seu caso, procure uma opção mais superficial para evitar o aumento do desconforto durante este período.

Sabemos que ser mulher não é fácil, e a sua rotina não pode ser alterada por causa das cólicas, mas esperamos que com essas informações sobre o que é mito ou verdade, você possa escolher as melhores opções para poder aliviar esses incômodos que chegam todo mês.

Se gostou do nosso conteúdo, compartilhe com outras mulheres que precisam saber dessas informações. Em breve traremos mais conteúdos sobre este tema.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Translate »