Horário de funcionamento
Seg-Sex: 7:00 - 17:00
dicas para se ter uma digestão melhor
21/07/2021

7 hábitos que você deve abandonar para ter uma melhor digestão

Saúde
5 min de leitura

Azia, gases, dores de estômago e letargia são sintomas que afetam a todos nós pelo menos uma vez na vida. Embora seja comum em pessoas com doenças crônicas (como a doença do refluxo gastroesofágico), essas doenças podem ocorrer quando alguém come em excesso ou come de forma incorreta, e às vezes afetam também aqueles que seguem uma dieta balanceada.

 

A seguir, informaremos alguns hábitos que prejudicam diretamente a sua digestão:

 

Comer rápido

Ao comer rápido, cometemos dois erros principais – mastigamos incorretamente e não damos ao cérebro tempo suficiente para perceber que estávamos comendo. Fernando Bahdur Chueire, nutricionista da Sociedade Brasileira de Nutrição (Abran), explica: “Quando começamos a mastigar, nosso corpo libera uma enzima que promove a degradação dos alimentos, iniciando o processo de digestão.” Portanto, deve-se mastigar bem os alimentos antes de engolir, para que as enzimas tenham tempo de agir, promovendo o trabalho do estômago e evitando a sobrecarga dos órgãos – esse é um dos principais fatores que retarda a digestão. Além disso, cada refeição deve durar pelo menos 20 minutos.

 

Ingerir líquidos durante a refeição

Quando alguém bebe uma grande quantidade de líquidos enquanto se alimenta, o estômago fica cheio demais, o que pode causar desconforto devido ao maior tempo de digestão necessário para esvaziar o órgão.

Durante a mastigação, liberamos enzimas digestivas e o líquido pode diluí-las, o que não é interessante para uma melhor digestão.

No entanto, beber um copo de suco que não ultrapasse 150 ml não interfere significativamente na digestão e pode até favorecer o processo de mastigação.

 

Fast Foods e alimentos industrializados

Pessoas que estão acostumadas a comer fast food e de consumir alimentos processados ​​devem abandonar o hábito imediatamente. Esses itens podem até ser muito saborosos, e as pessoas que os comem geralmente não sentem os efeitos nocivos de imediato, porém, com o tempo os problemas vão aparecendo como a obesidade, hipertensão e doenças cardíacas.

 

Exagero no consumo de açúcar

Não se importar com a ingestão de açúcar é um erro grave, pois o excesso de açúcar faz mal a todos, principalmente aos diabéticos e pessoas que são propensas a essa doença. 

Lembre-se de que o açúcar não está presente apenas em alimentos que levam esse nome ou que avisa que contém a substância. Em outros alimentos, é chamado de carboidrato e é encontrado no arroz branco, milho, farinha branca, etc. Nas frutas, é chamado de frutose.

É importante lembrar que todos eles se transformam em glicose quando entram na corrente sanguínea. Portanto, temos que ficar atentos a quantidade de produtos que consumimos no dia a dia que pode elevar a quantidade de glicose em nosso organismo.

 

Tabagismo

A nicotina no sistema digestivo reduz a contração do estômago, tornando a digestão mais difícil. Entre ele e o esôfago há uma válvula muscular que impede o refluxo do suco gástrico para os órgãos anteriores, o chamado refluxo. O uso constante de cigarros enfraquece esse músculo e aumenta o contato do ácido gástrico com a mucosa esofágica.

Além disso, o tabaco altera o sabor e induz a produção de ácido clorídrico, além de promover a infecção pelo Helicobacter pylori, causando úlceras gástricas. Os cigarros também estimulam os sais biliares a entrar no estômago pelos intestinos, tornando o suco gástrico mais prejudicial.

Portanto, de acordo com o Ministério da Saúde, o aparelho digestivo é afetado por algumas das 50 doenças causadas pelo consumo de derivados do tabaco. Por outro lado, a Organização Mundial da Saúde (OMS) acredita que o tabagismo é a principal causa de mortes evitáveis ​​no mundo. 

O tabaco mata mais de 8 milhões de pessoas a cada ano. Mais de 7 milhões dessas mortes são resultado do uso direto do tabaco, enquanto cerca de 1,2 milhão são resultado de não-fumantes expostos ao fumo passivo.

 

Dormir logo após fazer uma refeição

No momento em que começamos a dormir, nosso sistema começa a funcionar mais lentamente. Isso também pode acontecer com o sistema digestivo, por isso é recomendável comer pelo menos duas horas antes de ir para a cama. O lento processo de digestão pode causar problemas de sono e, portanto, desconforto no dia seguinte. Além disso, dormir após uma refeição pode causar refluxo, ou seja, os produtos da digestão voltam para o esôfago. Como o produto que chega ao esôfago contém ácido presente no estômago, pode causar danos a órgãos e tecidos.

 

Álcool em excesso

Quando consumimos bebidas alcoólicas, a substância é rapidamente absorvida pelo nosso sistema gastrointestinal, estimulando a mucosa do esôfago e do estômago, alterando a membrana intestinal, e prejudicando assim a absorção dos nutrientes.

O álcool quando chega ao fígado vai provocar alteração na produção de enzimas, que vai sobrecarregar o órgão. Ele começa a produzir mais enzimas para metabolizar o etanol, levando à inflamação crônica ou à hepatite alcoólica, e pode progredir para cirrose hepática.

Portanto, consumir álcool em excesso vai prejudicar sua digestão como todo, além de poder gerar outros problemas mais graves para sua saúde.

Esses são 7 hábitos que você deve abandonar para evitar a má digestão. Cuidar bem da saúde é um exercício diário que todos nós precisamos fazer.

 

Se você gostou do nosso conteúdo, deixe um comentário e compartilhe para que mais pessoas tenham acesso a esse conteúdo.

PRODUTOS RELACIONADOS

Visite também a nossa outra seção do blog, que contém dicas práticas e conteúdo útil para gestão de farmácias e distribuidoras de medicamentos.

IR PARA MINHA FARMÁCIA