6 softwares para gestão de farmácias e distribuidoras

Você utiliza algum software que alcança todos os processos dentro da sua farmácia ou distribuidora

Quando falamos em ERP’s para esse tipo de negócio, quanto mais etapas estiverem integradas, melhor será o funcionamento da cadeia produtiva de toda a empresa. 

Desde o controle de entrada de estoque (validade dos produtos, data de entrega) até a venda e saída do produto (emissão de nota fiscal), passando por especificidades da Anvisa; se tudo estiver integrado corretamente ou – melhor ainda – operar em uma mesma base, mais tempo, dinheiro e dores de cabeça você poupará.

O fato é que ainda não é tão fácil encontrar soluções gratuitas nesse nicho, infelizmente… mas o que não faltam são opções. Algumas são mais completas (e caras!) e outras mais simples, mas que dão conta do recado. 

O importante é você saber qual se adequa melhor ao seu negócio e orçamento, estudar funcionalidades, fazer uma implantação segura com atenção aos detalhes e ir aperfeiçoando o programa a medida que o utiliza. Selecionamos 6 sistemas para você levar a gestão da sua farmácia ou distribuidora para além do Excel! Confira:

  1. Digifarma (farmácias): um sistema completo para controle de farmácias ou rede de farmácias, com gerenciamento de medicamentos e receitas SNGPC exigidos pela Anvisa para controlados e antimicrobianos, recarga de celulares, vem homologado junto PAF-ECF e TEF (facilita a operação de cartões de crédito). Emite NF-e!

  2. C&S Sistemas (distribuidoras): rastreamento das vendas, relatórios configuráveis pelo usuário, controle de televendas e comissões e gerenciamento de licitações. Essas são as principais funcionalidades que a ferramenta traz para gestão de distribuidoras. Ainda oferece bloqueio de produtos por região, abastecimento e remanejamento entre matrizes e filiais, curva ABC de produtos e clientes e relatórios tributários.

  3. HOS (farmácias): a HOS faz a entrega de três sistemas para farmácias: o HOS Farma, para farmácias de pequeno e médio porte; HOS Fórmula, para farmácias de manipulação; e o HOS Redes, para redes de farmácias. O HOS Farma traz como principais features a venda pela maior margem de lucro de produtos, curva ABC de prioridade de vendas, integração tributária para controle de impostos (importante!), integração ao SNGPC, PBM’s e Febrafar, além da Venda Adicional Inteligente para facilitar  “vendas casadas” e um sistema para programas de fidelização.

  4. Sigma Farma (farmácias): uma solução um pouco mais “dura” no aspecto visual, mas muito eficiente para gestão. Traz boa parte das funcionalidades das outras soluções na parte tributária e de regulamentação da Anvisa, assim como aceita também boa parte dos cartões de benefícios. Traz sugestões de vendas com base no estoque.

  5. Infarma (farmácias e distribuidoras): a Infarma traz uma solução tanto para farmácias quanto para distribuidoras. O Infarma Varejo traz como diferenciais a compra eletrônica B2B em distribuidoras, alerta de sangria de caixas e controle de acessos e permissões dentro da ferramenta. Já o Infarma Atacado integra informações de BI, automação de vendas, WMS para automação de fluxo do armazém, armazenamento de NF-e em nuvem por longo período, entre outras.

  6. TOTVS (distribuidoras): uma das líderes do mercado de distribuição e logística há algum tempo, a empresa também entrega um sistema específico para distribuidoras de medicamentos. Algumas das funcionalidades são a aplicação de RFID para gerar inventários em poucos minutos, WMS e gestão de frotas e BI com dashboards personalizados e auditoria eletrônica de processos.

Essas são algumas das opções que o mercado oferece para a melhor gestão e controle de processos. Agora que você já conhece algumas soluções, procure estudar melhor as ferramentas, peça demonstrações, se possível faça consultorias e entenda bem a aquisição que você está prestes a fazer. Depois é colher os resultados dos fluxos de processos otimizados dentro da sua empresa!

Gostou do conteúdo? Foi útil para você? Deixe o seu comentário abaixo e participe da conversa! Ah, e não esquece de se inscrever na nossa newsletter, ok? 😊

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Translate »